Pernambuco realiza reunião para apresentação do Sisar Pajeú

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
22 de maio de 2021 às 10h20min
Foto: Hélia Scheppa

O Governo do Estado realizou, na tarde desta sexta-feira (21), a primeira reunião para apresentação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) do Alto Pajeú. O evento foi organizado pelas secretarias de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), a de Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Compesa, com apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A iniciativa aconteceu de forma semipresencial com transmissão ao vivo do auditório do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) para gestores municipais, representantes da sociedade civil e associações comunitárias rurais das cidades de Afogados da Ingazeira, Iguaraci, Solidão, Ingazeira, Tabira, Flores, Quixaba, Carnaíba, São José do Egito, Tuparetama, Brejinho, Itapetim e Santa Terezinha.

O novo sistema na região do Alto Pajeú, que será criado pelo governador Paulo Câmara ainda este ano, tem como intuito garantir o acesso à operação regular dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para a população residente em áreas difusas desses municípios. Atualmente, 600 comunidades rurais do Pajeú já foram identificadas pelo Estado.

O papel do Governo é levar segurança hídrica para toda sua população. Esse projeto é uma busca pela redução das desigualdades, estamos falando de cerca de dois milhões de habitantes do Estado que residem em comunidades rurais. Contem com a dedicação de toda nossa equipe, contribuindo com esse processo tão importante e para que esse modelo de gestão cresça cada vez mais em Pernambuco e as pessoas que vivem nas áreas rurais tenham as mesmas condições que as que residem em meios urbanos”, afirmou a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

No encontro, foi apresentado o modelo de gestão compartilhada do Sisar, uma organização não-governamental sem fins lucrativos, e que garantirá que as localidades do meio rural tenham políticas públicas específicas para receber água nas torneiras de casa com regularidade e ao custo de uma tarifa mínima. Em seguida, foi lida a minuta do Estatuto Social e agendada as oficinas para elaboração final do documento.

Na pauta, houve, ainda, a liberação das senhas de acesso à plataforma online do sistema, disponibilizada pelo Governo exclusiva para a ação, por onde é feito o cadastramento das localidades rurais e o seu georreferenciamento. Essa ação permite identificar informações sobre a demanda de água dessa população, o porte das comunidades, a distância dos mananciais que suprem o abastecimento nessas áreas e a frequência deste recurso hídrico.  Além disso, foi definida a realização da Assembleia Geral para fundação do Sisar do Alto Pajeú no início do segundo semestre deste ano.

O Governo instituiu, no dia 23 de abril, o Sistema Integrado de Saneamento Rural do Moxotó. Com investimentos de aproximadamente R$ 40 milhões na implantação de novos sistemas simplificados de abastecimento, a implementação do novo programa será iniciada contemplando, ao todo, dez municípios. São eles: Arcoverde, Custódia, Ibimirim, Manarí e Sertânia, localizados no Sertão do Moxotó, além de Buíque, Itaíba, Pedra, Tupanatinga e Venturosa, no Agreste Meridional. De forma gradual, serão beneficiadas cerca de 30 mil pessoas de mais de 600 localidades. O sistema funcionará como uma startup incubada na Gerência Regional da Compesa de Arcoverde, possuindo estatuto social e CNPJ, além de contar com protocolo de intenção para cooperação técnica assinado pela Seinfra, SDA e a Companhia.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO