Tombamento da antiga sede da Alepe é aprovado por Conselho

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
20 de maio de 2021 às 19h45min
Foto: Divulgação

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE) aprovou, nesta quinta-feira (20), por unanimidade, o tombamento da antiga sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), atual Museu Palácio Joaquim Nabuco, bem como os seus acervos mobiliário, artístico e bens integrados. A resolução do CEPPC/PE se baseou num estudo de análise técnica realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e agora será encaminhada ao Governo  de Pernambuco para finalização do processo de tombamento.

O presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, explica que a análise da instituição, que fundamentou a resolução do CEPPC/PE, considerou a dimensão simbólica e o valor imaterial do Palácio Joaquim Nabuco. “Para a Alepe, o tombamento da edificação contribuirá não só para preservação da memória do legislativo, da arquitetura e mobiliário nele contido, mas também contribuirá para a execução de projetos de restauro, manutenção preventiva e expansão dos projetos de visitação”, detalha Marcelo Canuto.

Ele ressalta ainda que a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundarpe acataram, em 2017, o pedido de tombamento do Palácio Joaquim Nabuco, feito na época pelo então presidente da casa legislativa, o deputado Guilherme Uchoa. O pedido foi fundamentado numa documentação apresentada pela Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo do Estado de Pernambuco.

De acordo com Cássio Raniere, presidente do CEPPC/PE, o empenho do conselho é em ampliar o debate sobre os bens culturais, à medida que são valorizadas as iniciativas de Tombamento e Registro em Pernambuco. “Reforçamos a necessidade de um plano de uso do antigo prédio da Alepe que vise transformar o centenário edifício no Museu do Legislativo, um espaço plural que inspire a participação democrática e política em nosso território, com espaços de produção de conhecimento e promoção de atividades culturais”, destaca Cássio Raniere.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO