Incentivado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco anunciou o projeto Time Aquáticos PE. Em parceria com a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e apresentada pela Federação Aquática Pernambucana (FAP), a iniciativa tem como principal objetivo a viabilização da participação de atletas e técnicos de equipes pernambucanas das modalidades aquáticas – natação, maratona aquática e polo aquático – em competições nacionais.
Aprovado no valor de R$ 200 mil, o projeto Times Aquáticos PE terá duração de 12 meses e possui a expectativa de contemplar 250 atletas e 18 técnicos pernambucanos. A iniciativa prevê ainda a aquisição de passagens aéreas, hospedagens e uniformes de competições e passeio como sunga, óculos, touca, camisas, mochila e agasalho.
A solenidade de apresentação do projeto contou com a presença do secretário executivo de Esportes, Diego Pérez; André Campos, presidente da Copergás, além de Marcelo Falcão, presidente da FAP, e as nadadoras Beatriz Bezerra e Gabriela Soriano, campeãs brasileiras de natação e maratonas aquáticas, respectivamente.
“É um projeto essencial para todos os atletas. Muito importante esse incentivo, vai nos ajudar em viagens e com materiais, o que é um gasto muito grande para a gente. Me sinto mais tranquila para focar unicamente no meu treinamento. É um peso que sai das nossas costas”, comemorou a campeã Sul-Americana Escolar e recordista do Campeonato Brasileiro de Natação, Beatriz Bezerra.
Apoiador do projeto, o presidente da Copergás, André Campos, também festejou a oportunidade de auxiliar todos esses competidores. “É uma alegria muito grande fazer parte dessa iniciativa. Sou um entusiasta da área de esportes e estamos muito felizes. Temos ações também com o basquete e agora nas modalidades aquáticas. Saio convicto de que estamos tomando a decisão certa em auxiliar nesses projetos. É um incentivo nosso ao esporte pernambucano”, falou.
“Em um momento tão difícil, novamente recebemos esse apoio da Copergás, que vai oportunizar muitos atletas para não só participar das competições, como também ter todo um apoio de material, passagens e hospedagens. Isso dá uma tranquilidade muito grande para a comunidade das modalidades aquáticas, para que eles destinem o pensamento apenas para a parte técnica”, complementou Diego Pérez.