O governador Paulo Câmara (PSB) comandou, neste sábado (1º), solenidade online para marcar a inauguração do novo Centro de Vocação Tecnológica no município de Passira, no Agreste do Estado. O equipamento, que tem o intuito de fomentar a qualificação profissional e a geração de emprego e renda na região, foi instalado no local do antigo Centro de Confecção, Design e Artesanato de Passira, em uma parceria entre a Prefeitura e as secretarias estaduais de Trabalho, Emprego e Qualificação e de Desenvolvimento Econômico.
“Essa é mais uma iniciativa que fortalece o setor industrial do Estado, e tem como objetivo capacitar as pessoas, investindo na melhoria da qualidade de vida do povo e na geração de emprego e renda. O caminho do conhecimento é o único capaz de trazer as melhores oportunidades. Acreditamos nisso e trabalhamos diariamente para dar ainda mais condições aos profissionais, que nos ajudam a tornar o nosso Estado mais competitivo”, afirmou Paulo Câmara.
Após a inauguração, já foram abertas inscrições para o curso de Costura Industrial, oferecido pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE). Com o objetivo de desenvolver tecnologia apropriada para o setor de confecção e têxtil e de formar mão de obra qualificada, serão compostas quatro turmas, com duração de 56 horas e grade curricular adaptada às atividades dos trabalhadores. Outros cursos estão sendo alinhados para funcionar na cidade, como o de Modelagem e Corte.
O Secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, ressalta que o novo equipamento, além de desenvolver mão de obra qualificada, contribui para o desenvolvimento econômico da cidade. “O caminho da qualificação leva oportunidades, renova as esperanças, eleva o conhecimento e aquece a economia da região. Tenho certeza que o centro de vocação irá formar profissionais e também grandes empreendedores. A cidade de Passira, que já estava na Rota da Confecção, agora entra também na rota do crescimento e desenvolvimento”, observou. Além de Lopes, participaram do evento o prefeito de Passira, Severino Silvestre, e o deputado federal André de Paula.