MDR inaugura ponte ferroviária no Cabo de Santo Agostinho

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
30 de abril de 2021 às 08h00min
Foto: Gilberto Crispim

Para ampliar o atendimento à população da Região Metropolitana de Recife, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) inauguraram mais uma etapa da duplicação da Linha Sul do sistema do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Recife. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participou da entrega da ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, nesta quinta-feira (29). A obra recebeu investimento federal de R$ 13,5 milhões. O ministro do Turismo, Gilson Machado, também esteve presente. 

“Nosso objetivo é atender as pessoas com maior qualidade, mais conforto e reduzir o tempo da locomoção daqueles que trabalham em outros pontos da Região Metropolitana até chegarem às suas casas. O governo do presidente Jair Bolsonaro tem compromisso com aqueles que mais precisam da ação do Estado por meio de ações de mobilidade urbana”, destacou o ministro Rogério Marinho. 

Para o diretor-presidente da CBTU, José Marques, esta inauguração é um marco para o sistema da companhia no Recife. “Com o empenho do ministro neste projeto, estamos iniciando a conclusão da duplicação e modernização desta linha, que tem uma importância histórica. O intervalo entre os trens irá reduzir pela metade e, com isso, ampliaremos de forma exponencial a capacidade de passageiros transportados”, afirmou. 

A ponte já está concluída e em operação. Com 100 metros de extensão, está localizada entre as estações Ponte dos Carvalhos e Santo Inácio, na região metropolitana da capital pernambucana. Diariamente, as estações próximas ao local atendem 2,5 mil passageiros. Outra ponte sobre o Rio Pirapama está prevista para ser entregue até o fim deste ano. Juntas, as duas estruturas receberam R$ 24,9 milhões em investimentos federais. 

As obras integram a duplicação do Ramal do VLT na linha Cajueiro Seco – Cabo de Santo Agostinho, que pretende reduzir de 51 para 23 minutos o intervalo entre cada trem quando totalmente finalizada. A duplicação também possibilitará o aumento da oferta de lugares para 21 mil passageiros por dia. 

O Sistema de Trens Urbanos do Recife é operado em três linhas férreas, sendo duas eletrificadas e uma operada por composições diesel. A extensão total da malha é de 71 quilômetros. Quatro municípios são atendidos: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho. O sistema é composto por 36 estações e transporta cerca de 360 mil passageiros por dia em todas as linhas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO