Na tarde desta quarta-feira (21) nasceram 100 tartarugas da espécie Caretta caretta, popularmente conhecida como tartaruga-cabeçuda ou tartaruga-mestiça, na Praia de Enseada dos Corais, no litoral do Cabo de Santo Agostinho. O animal colocou os ovos no dia 02 de março que tiveram um período de incubação de 51 dias. Três ovos não eclodiram, uma taxa de natalidade de 97%. As tartarugas-cabeçuda vivem em média 80 anos, mas podem chegar a até 120 anos.
O biólogo da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Felipe Brayner, faz o monitoramento dos ninhos no litoral e apresentou o processo de reprodução dos animais aos populares que acompanhavam o evento. Ele destacou a importância da consciência ambiental para que cenas como essa continuem acontecendo. Após a explanação, ele estimulou o nascimento dos filhotes.
O biológo explicou que o monitoramento é importante para reduzir a taxa de mortalidade da espécie e garantir que elas cheguem ao mar. “Duas espécies costumam desovar no litoral cabense, as tartarugas-de-pente e as tartarugas-cabeçuda. Por aqui ainda temos mais dois ninhos na Praia de Enseada e dois na Praia de Itapuama que estão sendo monitorados”.