Projeto assegura vacinação de doulas entre grupos prioritários

Notícias
Por Américo Rodrigo
20 de abril de 2021 às 10h00min
Foto: Mariangela Viana

A doula é uma profissional com a função de acompanhar e dar suporte às mulheres gestantes durante a gravidez, o parto e o puerpério, contribuindo para o bem-estar físico e emocional da nova mãe. Entre suas funções, ela orienta a mulher sobre as escolhas possíveis durante o processo gestacional, auxiliando o diálogo entre a gestante e os profissionais de saúde, evitando, desta maneira, possíveis casos de violência obstétrica e garantindo o protagonismo feminino durante o trabalho de parto. A atuação da categoria é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e estimulada pelo Ministério da Saúde.

Devido a importância da atividade, a presença das doulas durante o trabalho de parto é assegurada por lei em todos os hospitais, maternidades, casas de parto e estabelecimentos afins da rede pública e privada do estado. No entanto, a mesma assertividade não pode ser evidenciada durante a execução dos protocolos de vacinação contra a Covid-19. 

Apesar das doulas e parteiras terem sido incluídas no mesmo grupo que os profissionais de saúde, menos de um terço da categoria foi vacinada, segundo constatação da Associação de Doulas de Pernambuco (ADOPE). A organização ainda denuncia que aquelas vacinadas são profissionais com mais de 50 anos e voluntárias da rede pública de saúde. Assim, a maior parte da categoria segue à margem do programa.

“Além de integrarem a área da saúde, as doulas trabalham diretamente com as gestantes e puérperas, seja em unidades de saúde, seja dentro das casas, com o núcleo familiar da cada grávida. Ou seja, elas interagem diretamente com grupos de extrema vulnerabilidade. É de fundamental importância garantir a imunização destas profissionais, não apenas pela saúde individual, mas para também pelo bem-estar coletivo, já que as doulas não vacinadas também podem atuar como vetores de transmissão, agravando os níveis de disseminação do vírus”, explica a parlamentar. O projeto da deputada, assim, transcende a realidade da pandemia do coronavírus inclui as doulas nos grupos prioritários de qualquer campanha de imunização contra doenças infectocontagiosas, junto com todos os profissionais de saúde.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO