Pernambuco se notabilizou, ao longo da história, por produzir homens públicos de destacados perfis. Um desses nomes é o do ex-governador e ex-ministro Joaquim Francisco. Por indicação do deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), a Câmara Federal concedeu hoje um Voto de Louvor em sua homenagem, no dia que celebra 73 anos.
Para Ricardo Teobaldo, esse voto é apenas uma parcela diante de todas as reverências que Joaquim Francisco merece. “Nossa ideia inicial seria realizar uma sessão solene em homenagem a Joaquim Francisco. Porém, por conta da pandemia, esses planos precisaram ser adiados e serão realizados num momento oportuno. Assim, sugerimos o Voto de Louvor. Essa é uma pequena homenagem diante de toda a grandeza e dedicação de Joaquim por Pernambuco e pelo Brasil”, destacou.
Teobaldo ainda frisou a importância que Joaquim Francisco tem para nossa história política. “A trajetória de Joaquim se confunde com a história política de Pernambuco. Prefeito, deputado federal, ministro governador… a nossa história carrega o DNA e o trabalho de Joaquim Francisco”, frisou.
Advogado, Procurador do Estado de Pernambuco aposentado, formado pela Universidade Federal de Pernambuco desde 1970, com grande atuação na área política, Joaquim Francisco foi Prefeito da Cidade do Recife por dois mandatos (1983-1985 e 1988-1990), Deputado Federal Constituinte (1988), Ministro do Interior (1989), Governador do Estado de Pernambuco (1990-1994) e Deputado Federal pelo Estado de Pernambuco (1998-2006).