Dani Portela visita comunidade de Passarinho após chuvas

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
14 de abril de 2021 às 14h15min
Foto: Tom Cabral

A vereadora Dani Portela (PSOL) visitou a comunidade de Passarinho na tarde desta terça-feira (13) para verificar a situação da área após as fortes chuvas que ocorreram no Recife no último final de semana. A visita também teve a presença do vereador de Olinda Vinícius Castello (PT) e da equipe de assessoria do vereador Ivan Moraes (PSOL). A área é limítrofe entre os municípios de Olinda, Recife e Paulista e é frequentemente alvo de denúncias de ser descoberta de políticas públicas pelas cidades.

Na visita, a vereadora se reuniu com mulheres da comunidade que retrataram a situação da área após o volume de chuvas que caiu na capital, com barreiras caídas e diversos pontos de alagamento. No último fim de semana, em 72h, choveu no Recife 89% do previsto para todo o mês de abril. “Esse não é um fenômeno exclusivo de 2021. Todos os anos, vivenciamos o caos no inverno e não é por conta das chuvas em si, mas pela falta de políticas públicas eficazes para se lidar com um problema histórico”, afirmou Portela. 

O próximo passo, dentro da ação Antes que Chova realizada em conjunto com o mandato do vereador Ivan Moraesé o protocolo de requerimentos solicitando a reforma da ponte que liga as comunidades Vila Esperança e o Habitacional Miguel Arraes; a realização de serviço de drenagem e iluminação pública na ocupação Vila Bom Jesus. 

Passarinho é uma comunidade que se organiza a partir do fim da década de 1980, quando o Conselho de Moradores do Morro da Conceição reivindicava moradia digna para 500 famílias que moravam em situação de risco no Alto Santa Terezinha, no Córrego Domingos Sávio e no Morro da Conceição. 

É um bairro periférico da cidade do Recife, localizado na zona norte e faz fronteira com bairros dos municípios de Olinda e Paulista. Segundo o site da Prefeitura do Recife, Passarinho possui uma área territorial de 406 hectares, com 20.305 habitantes, dos quais mais de 50% são mulheres e 74,4 % da população é negra (agregando os números de pardos e pretos). 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO