Nesta segunda-feira (05), a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública para debater o tema “O profissional de educação física para a saúde preventiva e sua essencialidade”. A pauta proposta foi aprovada através de um requerimento do Deputado Felipe Carreras (PSB), Presidente da Comissão.
Participaram do debate o ministro da Cidadania, João Roma; o presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Cláudio Augusto Boschi; e o presidente da Associação Brasileira de Academias, Ailton Mendes; a representante do Ministério da Saúde Juliana Rezende Melo da Silva; e o representante do Conselho Federal de Medicina Hesojy Gley Pereira Vital da Silva.
O presidente da Comissão, Felipe Carreras defendeu que o momento crítico de saúde causado pela pandemia de Covid-19 poderia ser reduzido com a prática de atividade física. “Não sou eu quem está falando. É a ciência. Os estudos científicos comprovam a importância da prática da atividade física para a saúde preventiva. Esses estudos apontam que a taxa de hospitalidade e de casos graves de Covid-19 são muito maiores em pessoas sedentárias”, disse.
Carreras ainda fez uma crítica aos governantes que ainda não fizeram a reabertura de equipamentos que promovam atividade física. “O governante que ainda não reabriu as academias e está impedindo o profissional de educação física de trabalhar, está indo contra a ciência, está proibindo um profissional de saúde de trabalhar. As atividades que nunca deveriam ter sido paralisadas são as que promovem saúde preventiva”, concluiu.
O ministro da Cidadania, João Roma se colocou a disposição para ter um novo parâmetro no que diz respeito a prática de atividade física. “Precisamos avançar com esse tema. Especialmente nesse momento de pandemia, os profissionais de educação física e as academias podem ditar uma qualidade de vida para a população. Me coloco a disposição, junto ao Ministério da Saúde, para estabelecer um novo parâmetro sobre um estabelecimento de atividade física permanente”, avaliou.
Ao final da reunião, a representante do Ministério da Saúde, Juliana Rezende, ainda propôs criar uma secretaria especial de promoção da atividade física junto ao Ministério da Cidadania e da Educação. A ideia foi bem recebida pelos convidados da audiência pública e do presidente da Comissão do Esporte.