Coluna da quinta-feira
Após marchar por muitos anos no campo oposto ao do ex-governador Eduardo Campos, em 2013 o deputado estadual Tony Gel ingressou no MDB, passando a fazer parte também da Frente Popular de Pernambuco. Ao lado do deputado Raul Henry e do senador Jarbas Vasconcelos, o ex-prefeito da Capital do Agreste se tornou uma das principais vozes do partido, além de seguir fielmente o projeto executado pelos socialistas no estado, ao ponto de votar em Humberto Costa (PT) para o Senado.
Mesmo nas situações adversas, Tony nunca titubeou quando foi preciso sair em defesa do governador Paulo Câmara (PSB), muito menos deixou de votar a favor de matérias espinhosas vindas do Executivo para Assembleia Legislativa de Pernambuco. Nos bastidores muita gente sublinha que o emedebista nunca recebeu o mesmo tratamento por parte do Palácio, mas isso nunca foi externado pelo deputado, que ao longo do último período manteve firmeza na sua postura.
Em mais um ato de lealdade ao seu grupo, o parlamentar precisou sacrificar a pré-candidatura do seu filho, Tonynho Rodrigues, para deputado federal e apoiou Raul Henry, que recebeu 9.301 votos em Caruaru, em 2018. A experiência de quem está há 30 anos consecutivos na vida pública tem dado a Tony Gel a tranquilidade necessária para entender o seu espaço e seguir caminhando sem atropelar os ciclos.
Mais gestos – Na disputa entre Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho pelo comando do MDB no estado, o deputado Tony Gel se manteve firme ao lado de Jarbas, principal fiador da sua entrada no partido. Mesmo num cenário mais adverso para se reeleger em 2018, o emedebista se manteve na sigla e obteve êxito.
A pedido – Quem deixou a Prefeitura de Caruaru foi o secretário executivo de Planejamento, Orçamento e Gestão, Henrique Oliveira. De acordo com o que a coluna Cenário Político apurou, o motivo da saída foi o fato de o advogado não ter se adaptado bem à nova função. Na primeira gestão da prefeita Raquel Lyra (PSDB), ele passou pouco mais de um ano à frente da Secretaria de Educação do município.
Positivo – Pelo oitavo mês seguido, Caruaru obteve desempenho positivo quanto ao volume de empregos formais registrados. De acordo com os números do Caged, divulgados nesta terça-feira (30), no último mês de fevereiro a Capital do Agreste acumulou um saldo de +637 postos de trabalho no comparativo entre admitidos e desligados.
Flexível – Após uma enxurrada de críticas pelo decreto da quarentena, o governador Paulo Câmara (PSB) resolveu atender o pleito de prefeitos, parlamentares e entidades deixando nas mãos dos gestores municipais a definição sobre o horário de funcionamento do comércio. A medida foi vista como um gesto para o setor produtivo do estado.
Ação – A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho entregou, nesta quarta-feira (31), 400 cestas básicas para os moradores da Comunidade Quilombola Onze Negras e também para vendedores de alimentos da orla das praias e bugueiros. O prefeito Keko do Armazém (PL) acompanhou o trabalho da equipe de programas sociais e conversou com os populares do local.