Cenário Político: Ciro não deverá ter o apoio do PSB em 2022

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
31 de março de 2021 às 00h00min
Foto: Rodolfo Loepert

Coluna da quarta-feira

A entrada do ex-presidente Lula no jogo alterou de forma significativa o cenário eleitoral para 2022, e deve influenciar diretamente o projeto liderado por Ciro Gomes (PDT). Os dois sabem que, para chegar ao segundo turno com condições necessárias para vencer Bolsonaro, é preciso avançar no diálogo com outros campos ideológicos e é neste sentido que ambos estão se movimentado.

Apesar de não ter contado com o apoio do PSB em 2018, Ciro alimenta o sonho de ter os socialistas no seu palanque no próximo ano, mas a teoria aos poucos vai perdendo força, tendo em vista que dirigentes do PSB já acenam para uma aliança com Lula, caso ele venha disputar o Planalto. Mesmo preso, a força do petista no estado foi determinante para que o governador Paulo Câmara (PSB) fosse reeleito no primeiro turno. 

Pernambuco sempre foi prioridade para os socialistas, e para que Geraldo Julio (PSB) chegue em 22 com as melhores condições de derrotar a oposição, uma recomposição com o PT não seria algo de outro mundo. O movimento sacrificaria de vez um apoio a Ciro Gomes, que pode ficar novamente sem uma base firme de apoios em estados importantes. O pedetista continua patinando nas pesquisas e não consegue aglutinar outras forças ao seu redor, ao contrário de Lula, que vem recebendo sinalizações de todos os lados.

Nova função – O prefeito do Recife João Campos (PSB) tomou posse como vice-presidente de relações institucionais do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar). O movimento é instituído pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e reúne 412 municípios com mais de 80 mil habitantes, correspondendo a 61% da população do Brasil e 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Cobrança – O líder do PDT, Wolney Queiroz, apresentou um requerimento pedindo que o Ministério da Defesa informe à Câmara a disponibilidade de leitos normais e de UTI nos hospitais vinculados às Forças Armadas. O pedetista ressalta ainda, que decisão recente do TCU pondera que os hospitais e demais unidades que prestam assistência médico-hospitalar aos integrantes das Forças Armadas não apenas recebem recursos do orçamento e utilizam estruturas físicas pertencentes à União, como utilizem pessoal remunerado por recursos federais.

Balanço – Nesta terça-feira (30), Pernambuco ultrapassou a marca de 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas desde o dia 18 de janeiro. De acordo com o último levantamento, foram exatas 1.005.497 doses já utilizadas, sendo 775.526 na primeira aplicação e 229.971 na segunda. 

Parceria – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou de duas reuniões nesta terça-feira (30), com representantes do Governo dos Estados Unidos. O objetivo é reforçar a parceria estratégica entre os países e coordenar uma ação conjunta para o enfrentamento da Covid-19 no Brasil. “Estou muito esperançoso com essa relação com o governo americano”, afirmou Queiroga.

Fim de uma era – O empresário João Carlos Paes Mendonça, que comanda o Sistema Jornal do Commercio, anunciou ontem (30) o fim da edição impressa do JC. A partir de agora, ele passará a ser 100% digital. É impossível não lamentar a mudança, tendo em vista o valor afetivo da versão física que marcou várias gerações.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO