Coluna da terça-feira
A expectativa era de que apenas o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, finalmente confirmasse sua saída do cargo nesta segunda (29), mas ao longo do dia, mais integrantes do primeiro escalão foram anunciando suas demissões. À noite, o saldo final encerrou com menos seis no comando das suas pastas. As alterações anunciadas sacudiram os bastidores da política e acabaram gerando diversas interpretações.
No fim das contas, o Centrão acabou abocanhando mais um espaço no Governo Federal. A deputada Flávia Arruda (PL), que é casada com o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, é a mais nova ministra-chefe da Secretaria de Governo de Bolsonaro, função responsável pela articulação política do Planalto. A parlamentar é ligada ao presidente da Câmara, deputado Artur Lira (PP).
A queda mais polêmica foi a do ministro da Defesa, Fernando Azeredo e Silva. Em um trecho da sua nota, ele afirma que no período em que esteve à frente do cargo preservou as Forças Armadas como instituições de Estado, dando a entender que houve tentativa de interferência. Eleito com a garantia de que iria acabar com a velha política e não se curvaria ao “toma lá, dá cá”, Bolsonaro tem se tornado refém dos seus novos aliados, que aos poucos estão se instalando de forma cada vez mais confortável na Esplanada dos Ministérios.
Outras mudanças – De acordo com a jornalista Miriam Leitão, todos os três comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica serão substituídos após a troca do ministro da Defesa. Ainda segundo ela, o que se diz dentro das Forças Armadas é que nada mudará e que as Forças continuarão se colocando como instituições do Estado.
Destaque – Repercutiu bastante na imprensa um vídeo onde prefeitos apelam por apoio internacional em ações de enfrentamento à Covid-19. A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), está participando do material publicado. A tucana é uma das duas únicas mulheres que participaram do ato e que representam municípios que não são capitais.
Alfinetada – Ao postar a imagem do seu cartão de vacinação após ser imunizada nesta segunda-feira (29), a deputada Laura Gomes (PSB) fez questão de destacar que foi imunizada no município onde reside. “Vacina em Caruaru, pois me cadastrei e fiz questão de prestigiar a Capital do Agreste”, disse. O recado serviu para o também deputado Zé Queiroz (PDT), que se vacinou em Recife.
Novos pontos – Além de iniciar a imunização de idosos a partir de 65 anos, a Prefeitura do Jaboatão criou mais três locais de vacinação que vão funcionar das 8h30 às 17h, no formato drive-thru, com faixa rápida para pedestres. O prefeito Anderson Ferreira (PL) tem atuado para acelerar o ritmo na corrida para aplicação das doses
Alteração – Diversos políticos da região solicitaram ao governador Paulo Câmara (PSB) a alteração do horário das feiras do Polo de Confecções do Agreste. De acordo com o novo decreto estabelecido, o horário será a partir das 10h. Os representantes de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama solicitam que as feiras iniciem às 05h.