Cenário Político: escassez de vacina faz Estado investir em UTI

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
29 de março de 2021 às 00h00min
Foto: Hélia Scheppa

Coluna da segunda-feira

No momento em que o país atravessa o pior momento na luta contra a Covid-19, a disputa por leitos também tem sido protagonista. Muitos municípios estão com 100% de ocupação, o que tem causado aflição nos pacientes que necessitam de um espaço. Como no início da pandemia, a segunda onda foi subestimada e veio com muito mais força que a primeira. Hospitais de campanha que foram fechados estão sendo abertos para dar conta da demanda.

Nos últimos 28 dias, o Governo de Pernambuco ultrapassou a marca de 500 novos leitos de UTI. Ainda assim, a busca é acelerada. Hoje, com 97%, a ocupação em UTIs está no patamar dos meses de abril e maio de 2020, auge da pandemia no mundo. Além dos leitos ocupados, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), na noite deste domingo (28) havia 102 solicitações por leitos de terapia intensiva para Covid na rede pública estadual, sendo três delas para UTIs neonatal.

Os óbitos que vêm acontecendo desde novembro, quando a taxa de mortalidade pela doença voltou a crescer em Pernambuco, não se comparam ao número de pessoas que perderam a vida nos três primeiros meses da pandemia, mas a incidência de casos continua oscilando em alta. Apesar da leve aceleração no envio de doses por parte do Ministério da Saúde, os municípios têm imunizado a conta gotas, já que não há um cronograma definido. Enquanto a vacinação em massa não ocorre, pessoas vão superlotando as UTIs que permanecem à beira do colapso.

Imunizado – Presidente da Câmara de Caruaru por duas vezes, o vereador Lula Tôrres (PSDB) recebeu a vacina contra a Covid-19. Com alegria, ele fez questão de exibir o seu cartão de vacinação nas redes sociais e deixou uma mensagem de esperança. “Agora, é lutarmos para que as vacinas alcancem cada vez mais grupos e todo mundo possa se livrar desse vírus”, disse.

Avanço – Mais três faixas etárias serão vacinadas hoje (29) e amanhã (30) em Petrolina. Idosos entre 64 e 66 anos devem ir aos locais fixos ou drive-thru de vacinação. O anúncio foi feito pelo prefeito Miguel Coelho (MDB), através das redes sociais.

Identidade – Na sua curta passagem pelo comando do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco, o agora deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) criou uma maior relação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Há poucos dias, o pedetista se juntou a integrantes do MST para contribuir na campanha ‘Mãos Solidárias’, que tem realizado doações de alimentos para pessoas em situação de rua.

Aniversário – Presidida por José Patriota, a Associação Municipalista de Pernambuco completou 54 anos neste domingo (28). Com a intenção de fortalecer os municípios, a Amupe tem realizado um papel essencial na luta contra o novo coronavírus. Desde a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais de saúde que estão na linha de frente, testes e também a busca por mais vacinas. 

Degola – Aumenta a pressão pela demissão do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Além de diversas críticas por parte de parlamentares, incluindo o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM), uma carta assinada por centenas de diplomatas reprovando a gestão do chefe da pasta foi divulgada. Ernesto é considerado um dos mais próximos a Bolsonaro e integra a ala ideológica do Governo. 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO