Cenário Político: Miguel Coelho segue fazendo o dever de casa

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
27 de março de 2021 às 00h00min
Foto: Jonas Santos

Coluna do sábado

Considerada a principal cidade do Sertão de Pernambuco, Petrolina segue ganhando destaque nacional. Os resultados são fruto da boa administração do prefeito Miguel Coelho (MDB), que mesmo durante a crise do novo coronavírus segue atraindo investimentos para o município. 

De acordo com a revista Exame, Petrolina lidera o ranking dos municípios com a menor taxa de mortes pela Covid-19. O eficiente desempenho de Miguel em um cenário que tem assombrado o país, segue dando ao emedebista a visibilidade que ele precisa para se projetar estadualmente, se tornando conhecido nas demais regiões.

Em uma ação pioneira, a cidade sertaneja vacinou na última semana cerca de 100 trabalhadores da limpeza urbana, que atuam em funções com alto risco de contaminação pelo novo coronavírus, por manter contato com material contaminado. 

O ato coordenado pelo prefeito repercutiu para além das fronteiras do estado, mas desencadeou uma Notícia Fato instaurada pelo MPPE por vacinar profissionais que não fazem parte dos grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação da Covid-19 (PNO). 

A imunização dos garis, segundo o município, não impactam o cronograma, já que as vacinas utilizadas foram retiradas do percentual de perdas dentro do número de doses enviadas para Petrolina. 

Mesmo sem falar sobre eleição em respeito às milhares de mortes causadas pelo vírus diariamente, Miguel Coelho vai fazendo o dever de casa e naturalmente seu nome vai ganhando força para disputar o Palácio do Campo das Princesas, de acordo com sua atuação. Aos poucos o caminho vai sendo pavimentado no reflexo do trabalho que tem sido executado pelo gestor.

Desenho – Em entrevista à Rede Agreste de Rádios, o deputado federal Fernando Filho (DEM) admitiu a possibilidade dele e do seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), disputarem a Câmara Federal, caso Miguel Coelho (MDB) dispute mesmo o Governo de Pernambuco. O cenário já vem sendo desenhado por quem acompanha política no estado.

Cautela – Seguindo a mesma linha de Miguel Coelho (MDB), o deputado Fernando Filho (DEM) afirma que antes do nome, é importante que a oposição apresente um projeto viável de alternância de poder no estado. O parlamentar também citou outros políticos que podem liderar o bloco, a exemplo do ex-senador Armando Monteiro, que recentemente ingressou no PSDB.

Substituição – A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe anunciou nesta sexta-feira (26), o nome da enfermeira Lívia Borba para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Ela irá substituir a secretária Paula Moraes, que pediu exoneração do cargo por motivos pessoais e encerrará seu trabalho na pasta nesta segunda-feira (29). 

Novidade – A Rádio Metropolitana, em Caruaru, estreou nesta sexta-feira (26) um quadro para debater os acontecimentos da Fórmula 1. A maior categoria do esporte automobilístico ainda é pouco explorada por profissionais da comunicação. Quem comanda o espaço é o jornalista Carlos Recupero, que domina o assunto com maestria. 

Pegou mal – Durante uma live da Assembleia Legislativa do Rio nesta sexta-feira (26), a ex-apresentadora Xuxa causou polêmica ao sugerir que testes de remédios, cosméticos e vacinas sejam feitos primeiro em pessoas que cumprem pena em prisão. “Que sirvam para alguma coisa”, disse a artista.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO