Coluna do sábado
Após encerrar em dezembro de 2020 as sessões de radioterapia para o tratamento de um câncer de próstata, o deputado estadual Tony Gel (MDB) passou a intensificar suas movimentações na região, pelos últimos dias. Por conta da doença, o emedebista acompanhou a eleição municipal à distância, participando apenas através de vídeos de apoio. Seu partido permaneceu com duas cadeiras na Câmara de Caruaru, mas seguindo a mesma lógica da legislatura anterior: contando apenas com a fidelidade de Galego de Lajes.
Ainda sem sinalizar qual será o seu futuro político, o parlamentar tem anunciado algumas emendas para cidades da região, a exemplo de Riacho das Almas, Toritama e Caruaru, municípios onde alcançou maiores votações na última eleição. Na Capital do Agreste, Tony passou a articular os recursos diretamente para o Palácio Jaime Nejaim, através de parcerias com o deputado federal Raul Henry e o senador Jarbas Vasconcelos, ambos do MDB. A estratégia anterior era direcionar apenas para órgãos do estado que atendem o município.
Ex-prefeito de Caruaru por duas ocasiões, Tony Gel está no seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, sendo o único representante da sua sigla na Casa de Joaquim Nabuco. De acordo com fontes ligadas ao deputado, a tendência é que ele busque a reeleição, mas como a política é dinâmica, novos fatos podem acontecer durante o percurso. Liderança incontestável, é necessário observar se Tony vai manter o ritmo ou se é apenas um fogo de palha.
Posicionamento – Com uma gestão bem avaliada nas áreas de cultura e saúde quando foi prefeito de Caruaru, Tony Gel (MDB) criticou a prefeita Raquel Lyra (PSDB) durante entrevista ao programa Frente a Frente, ancorado pelo jornalista Magno Martins. De acordo com o emedebista, por causa da pandemia, a oposição tem preservado a administração da tucana.
Principais anúncios – Em uma rápida coletiva de imprensa, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) anunciou mais 20 leitos de Covid-19 em Caruaru, sendo 10 deles de UTI. A gestora reafirmou também outros compromissos que já tinha feito durante a semana, e elencou pedidos feitos ao Ministério da Saúde.
Atuação – Assim como aconteceu na primeira onda da pandemia no ano passado, o deputado estadual Erick Lessa (PP) tem procurado escutar diversos setores econômicos para tentar minimizar o impacto causado nesses dias de medidas restritivas. Ontem (19), ele se reuniu com representantes do Polo Têxtil, para tratar principalmente do retorno da Sulanca de Caruaru.
Atuação 2 – Após críticas por sua ausência nos anúncios das restrições no estado, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, entrou no jogo e passou a dialogar com as mais diversas entidades que representam o setor produtivo para discutir soluções. Anúncios já passaram a ser feitos, após as conversas. Geraldo é o nome do PSB para disputar o Palácio em 2022.
Lockdown – Com a alta dos números em cidades do Sertão do Pajeú ao Moxotó, foi anunciado ontem (19) um lockdown total com a ajuda do Governo do Estado. Ao contrário de outros regiões, a medida que começa na quarta (24) partiu de gestores sertanejos.