Os novos parques e praças públicas do estado serão obrigados a ter pelo menos 10% dos brinquedos adaptados para pessoas com deficiência. É o que garante a Lei 17.171/2021, de autoria do deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC). A iniciativa tem o objetivo de tornar os espaços mais inclusivos, oferecendo a população mais opções de lazer gratuitas.
Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e com Doenças Raras da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o parlamentar tem ampliado a discussão de projetos sobre inclusão e acessibilidade no estado, criando e aperfeiçoando iniciativas relacionadas à saúde, educação, lazer, segurança e acesso ao transporte público.
“É um tema bem extenso, que merece uma atenção especial. É um dever do Estado oferecer à população opções de lazer inclusivas, contribuindo para o bem estar de todos. O aumento de brinquedos acessíveis em parques e praças promovem uma cidade melhor de se viver”, afirmou Wanderson Florêncio.
De acordo com o Censo 2010 do IBGE, Pernambuco possui aproximadamente 2,43 milhões de pessoas com deficiência, equivalente 27,58% da população.