No dia em que o Recife celebrou seus 484 anos, o cidadão foi presenteado com a garantia da preservação e valorização deste que é um dos mais preciosos pontos turísticos da cidade. O Parque de Esculturas Francisco Brennand, há 21 anos no molhe do porto, em frente à Praça do Marco Zero, no Recife Antigo, recebeu uma nova iluminação cênica. O prefeito João Campos (PSB) foi até o local para realizar a inauguração do primeiro módulo, além de anunciar a segurança 24 horas do local.
O ato encerrou uma série de ações realizadas pela Prefeitura do Recife para marcar o aniversário da cidade. O dia começou com a abertura da vacinação para idosos a partir de 70 anos. Depois, o prefeito João Campos lançou a campanha Aniversário Solidário, com o objetivo de mobilizar a doação de alimentos, por parte da sociedade e de empresas privadas, para a população mais vulnerável. O recifense também recebeu a notícia que irá ganhar um novo parque, no bairro das Graças.
A nova iluminação cênica do Parque das Esculturas vai ser feita por oito projetores instalados desde o Marco Zero, dando protagonismo à Torre de Cristal na paisagem noturna de um dos mais simbólicos cenários do Recife. A iluminação é acionada de forma remota.
O projeto foi realizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Outra novidade é que a Prefeitura do Recife articulou junto ao Porto do Recife a instalação de segurança 24h todos os dias da semana a partir do próximo mês. Também será feita, através da Secretaria de Segurança Cidadã, a colocação de uma câmera com infravermelho e com monitoramento 24h.
O Parque das Esculturas é também fonte de renda para trabalhadores que atuam na área do Marco Zero. É o caso dos barqueiros que realizam diariamente a travessia de turistas e recifenses que desejam ver de perto este que é um dos atrativos turísticos recifenses reconhecidos mundo afora. Em uma parceria da Prefeitura do Recife com a Copergás e a Recria (Brasil) os barqueiros cadastrados para travessia do Marco Zero-Parque das Esculturas irão ganhar equipamentos de segurança (colete), camisa UV, boné e ainda reparos e pintura em seus barcos. A articulação tem como objetivo valorizar o serviço destes profissionais que também representam a cadeia produtiva do turismo na cidade.