Coluna da terça-feira
Nos quatro primeiros anos de Anderson Ferreira (PL) à frente da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o gestor conquistou diversos prêmios importantes, sendo dois deles concedidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que serviram para dar uma maior visibilidade ao seu governo e também para consolidar a gestão do prefeito da segunda cidade mais populosa do estado.
O resultado do trabalho foi expressado na eleição de novembro, quando Anderson foi reeleito no primeiro turno com 144.586 votos, atingindo 54,26% do eleitorado que compareceu às urnas. Estrategista, o prefeito se tornou uma das principais lideranças políticas do estado, principalmente na Região Metropolitana do Recife, onde está concentrada sua base política.
Com o segundo governo já em curso, Anderson Ferreira comemorou recentemente a conquista de mais um prêmio nacional, superando novamente os concorrentes. Se for o nome ungido para liderar a oposição e disputar o Palácio do Campo das Princesas, as premiações devem servir de vitrine para convencer os pernambucanos de que o projeto aplicado em Jaboatão pode dar certo nas demais regiões de Pernambuco.
Despedida – Primeira mulher a assumir o comando do PSDB em Pernambuco, a deputada estadual Alessandra Vieira passou o bastão para a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. Ela registrou os dois anos em que esteve à frente do partido. “Deixo a presidência do PSDB com o sentimento de dever cumprido, agradecendo a missão a mim confiada pelo nosso presidente, Bruno Araújo”, frisou a deputada.
Reverência – De volta ao PSDB após 24 anos, o ex-senador Armando Monteiro Neto não poupou elogios à nova presidente estadual do partido, Raquel Lyra. Ele demostrou entusiasmo com a nova casa. “Raquel tem se dedicado exemplarmente a sua missão como prefeita de Caruaru, mas eu diria que a dimensão do seu trabalho também a alçou a uma posição de grande liderança em Pernambuco”, afirmou o agora tucano.
Repercussão – Diversos políticos comentaram a decisão do ministro do STF, Edson Fachin, em anular as condenações do ex-presidente Lula. Um deles foi o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). “A reconquista dos direitos políticos pelo presidente Lula é uma vitória importante do campo progressista que fará diferença no fortalecimento da democracia e no futuro do Brasil”, disse.
Movimentação – De acordo com informações do Correio Braziliense, o presidente Jair Bolsonaro estuda ingressar no Partido da Mulher Brasileira para disputar a reeleição. A intenção é assumir o comando da sigla e logo após fazer a mudança de nome. Considerada nanica, a legenda não conta com nenhum deputado no Congresso Nacional.
Pronunciamento – Após decisão de Fachin, o ex-presidente Lula marcou uma coletiva de imprensa para às 13h30 de hoje (09), no sindicato dos metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. O momento será apenas para jornalistas, respeitando o distanciamento social, mas será transmitido pelas redes sociais do político.