Coluna da quinta-feira
Lançado na última segunda-feira (1º), o consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19 já recebeu a adesão de mais de 600 prefeituras de todo país. Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Petrolina, estão entre as cidades de Pernambuco que demonstraram interesse na aquisição dos imunizastes.
O movimento visa garantir que os municípios consigam vacinar o quanto antes a população, caso o Plano Nacional de Imunização, coordenado pelo Ministério da Saúde não consiga suprir as demandas. Enquanto as vacinas são enviadas em conta gotas, a doença segue avançando a passos largos. Ontem (03), foi registrado o maior número de óbitos no Brasil desde o início da pandemia. 1.910 pessoas morreram em decorrência do vírus. A marca de mortes por dia tem sido superada quase que diariamente.
O projeto do Senado aprovado esta semana na Câmara dos Deputados, autoriza os estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a Covid-19, mas ainda será necessária a sanção presidencial. A autorização ao setor privado levanta uma ampla discussão sobre o direito à saúde previsto na Constituição Federal. As clínicas alegam que podem ajudar a reduzir a circulação do vírus ainda mais rápido, trabalhando em conjunto com o PNI. Entretanto, existe uma preocupação com uma concorrência entre o setor privado e o Sistema Único de Saúde, e a possibilidade da falta de doses para a maior parte da população que depende do setor público, caso haja uma alta demanda de quem “pode” se vacinar.
Mesmo com a permissão, o texto base diz que as doses adquiridas pelo setor privado devem ser integralmente doadas ao SUS enquanto o público prioritário não tiver sido todo vacinado. Ainda assim, também é possível que os estados busquem o Supremo Tribunal Federal para obrigar o Ministério da Saúde a requisitar exclusividade das vacinas, para garantir a imunização dos brasileiros por meio do SUS. Mas isso depende do interesse do Governo Federal, que pouco tem feito. A articulação para a continuidade da vacinação agora tem ficado a cargo dos gestores estaduais e municipais que estão indo de encontro à postura do governo Bolsonaro, que desde o início da pandemia tem largado atrasado nas tomadas de decisões.
Tecnologia – Com o objetivo de otimizar o acesso da população ao resultado dos exames de detecção da Covid-19, o Governo de Pernambuco criou a plataforma Meu Exame, que pode ser acessada no endereço meuexame.saude.pe.gov.br. O espaço é destinado para que aqueles que realizaram o exame de biologia molecular (RT-PCR) na rede pública possam acompanhar o processamento da amostra, e conferir o andamento e o resultado diretamente no ambiente digital.
Encontro – O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, participou nesta quarta-feira (03), de uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Na pauta, ações de enfrentamento à pandemia e discussão sobre o cronograma de aquisição e distribuição de novas doses de vacinas para os municípios pernambucanos.
Apelo – Em vídeo, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), apelou para que a população mantenha as medidas necessárias de proteção contra o novo coronavírus. Em apenas um dia, a ocupação dos leitos de UTI que estava em 70% passou para mais de 95%, restando apenas duas vagas para chegar a sua capacidade total.
Apoio – Visando fortalecer o potencial do Alto do Moura, a deputada estadual Laura Gomes (PSB) promoveu, ontem (03), uma agenda com a participação de gestores do governo estadual. A comitiva ouviu demandas dos moradores e artistas locais, visitou museus e foi até a fonte de onde o barro é extraído. Estiveram presentes o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, e o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Antônio Bertotti, além de representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH)
Live – Dando início às homenagens ao Dia da Mulher, comemorado no próximo dia 08 de março, a vereadora Aline Nascimento (Cidadania) convidou a deputada Gleide Ângelo (PSB) para discutir sobre o papel da mulher na atualidade, e os desafios e desigualdades que as mulheres ainda enfrentam em pleno século XXI. O encontro virtual acontecerá na próxima sexta (05), a partir das 19h, através do instagram das parlamentares.