Cirurgias eletivas são suspensas em Pernambuco

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
3 de março de 2021 às 13h30min
Foto: Américo Santos

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), determinou a suspensão das cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas e não urgentes, em todo o Estado, nas redes pública e privada. A interrupção será válida a partir da próxima segunda-feira (08) até o dia 19 de março. Serão mantidas as cirurgias eletivas inadiáveis, como as oncológicas, cardíacas, transplantes e procedimentos que possam causar dano permanente ao paciente, em caso de adiamento. 

A portaria que normatiza a determinação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (03). Os profissionais envolvidos nesses procedimentos poderão ser realocados para outras atividades presenciais ou para teleatrabalho. Importante destacar que consultas ambulatoriais e os serviços de urgência e emergência estão mantidos. 

“Nossa intenção é descomprimir a pressão sobre os hospitais, abrindo a possibilidade de ampliação de leitos nesses equipamentos para o atendimento aos pacientes com a Covid-19”, informou o secretário André Longo. As cirurgias eletivas já estavam suspensas desde a última segunda (1º) em 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente.

A portaria também suspende as férias dos trabalhadores de saúde a partir deste mês de março e por tempo indeterminado para garantir as escalas de plantão em todos os serviços.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO