Coluna da terça-feira
Ex-prefeito de Afogados da Ingazeira por duas ocasiões, José Patriota tem exercido um papel importante à frente da Associação Municipalista de Pernambuco. Com 152 votos, ele foi reconduzido ontem (1º) para permanecer na presidência da Amupe por mais dois anos, juntamente com uma Mesa Diretora composta por representantes de todas as regiões do estado.
A Amupe atende aos interesses dos 184 municípios de Pernambuco, e durante esse período de crise sanitária tem se debruçado para minimizar os impactos nas prefeituras. A associação é uma das mais atuantes do país e tem levantando pautas relevantes como pacto federativo e reformas administrativa e tributária, que serão essenciais no pós-pandemia.
A liderança do gestor sertanejo foi ratificada após ele conseguir reunir integrantes de 15 partidos em uma chapa única, confirmando a unidade em torno do seu nome. Os próximos dias serão de muito esforço dos prefeitos para que os números da Covid-19 recuem nos municípios, e Patriota será fundamental na condução desse processo, onde a luta por vidas é a prioridade do momento.
Imunizantes – O prefeito do Recife, João Campos (PSB), firmou, nesta segunda-feira (1º), uma parceria com municípios brasileiros para a criação de um consórcio junto à Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para aquisição de vacinas contra o novo coronavírus. O grupo reunirá cerca de 100 prefeituras, entre capitais e cidades de médio porte.
Suporte – Destinada a receber pacientes que precisam fazer tratamento médico no Recife, a casa de apoio de Quipapá foi inaugurada nesta segunda-feira (1º), no bairro do Prado, na capital pernambucana, pelo prefeito da cidade do Agreste, Alvinho Porto (DEM). A casa conta com área de convivência, santuário, horta, lavanderia, sala de TV. Além disso, os pacientes e acompanhantes terão, durante todo o tratamento, refeições e transporte garantidos.
Novas medidas – Comércio de rua, shoppings, bares, restaurantes, igrejas, parques e praias entraram na mira do Governo do Estado e não poderão funcionar aos finais de semana. As medidas serão válidas até o dia 17 de março e visam minimizar os efeitos da pandemia. Até ontem (1º), Pernambuco apresentava 93% de ocupação em leitos de terapia intensiva.
Suspensão – Com o aumento de casos da Covid-19, o Ministério Público (MPPE) e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) anunciaram, ontem (1º), a suspensão das atividades presenciais. Para evitar o contágio, outros órgãos devem seguir o mesmo caminho ainda nesta semana.
Convocação – Com a nova alta nos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha nas refinarias, o deputado federal Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara, protocolou um pedido de convocação do ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) para prestarem esclarecimentos sobre o reajuste nos preços dos combustíveis e a política de preços. É o quinto aumento promovido pela Petrobras só em 2021.