O Governo de Pernambuco anunciou nesta sexta-feira (26), novas medidas restritivas, válidas para todo o território. A partir da noite do próximo sábado (27), até o dia 10 de março, estará proibida qualquer atividade não essencial, entre as 22h e as 5h. Essa determinação vale para todos os 63 municípios que não fazem parte das Gerências Regionais de Saúde (Geres) II, IV e IX, com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, que continuam com as atividades econômicas e sociais proibidas, entre 20h e 5h, de segunda a sexta, e de 17h às 5h aos fins de semada, a partir de hoje (26).
A decisão, comunicada pelo governador Paulo Câmara (PSB) em pronunciamento, tem o objetivo de conter o novo avanço da doença, que pressiona o sistema de saúde estadual, registrando atualmente uma taxa de ocupação de UTI acima dos 90%. Pernambuco tem a segunda maior rede de leitos de terapia intensiva do País. Hoje o Estado conta com quase dois mil leitos dedicados aos pacientes infectados pelo vírus, sendo 998 de UTI, em 16 municípios.
Além dessas novas medidas, foi anunciada também a ampliação das equipes de logística, para diminuir ainda mais o prazo de entrega de vacinas assim que elas chegarem ao Recife. O governador informou também que vai avançar na oferta de vagas de UTI, com a entrada em operação, já neste fim de semana, de mais 30 leitos no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife.