Cenário Político: João chama a responsabilidade

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
25 de fevereiro de 2021 às 00h00min
Foto: Rodolfo Loepert

Coluna da quinta-feira

Após ser eleito prefeito do Recife, uma das primeiras ações de João Campos (PSB) foi criar um comitê com especialistas, médicos e pesquisadores da área sanitária para a construção de uma plano de vacinação na capital pernambucana. Ainda em janeiro, o gestor formalizou a intenção de comprar um milhão de doses da CoronaVac, produzida no Instituto Butantan, em São Paulo. 

Com a deficiência do Ministério da Saúde no envio dos imunizantes, o prefeito anunciou ontem (24), que vai retomar as tratativas junto aos laboratórios para a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus. A decisão vem logo após o Supremo Tribunal Federal autorizar estados e municípios a adquirirem as doses. Até o momento, apenas 69.701 recifenses foram vacinados, em pouco mais de um mês.

Além de João Campos, apenas o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), tem expressado publicamente o interesse na compra de novas doses. As manifestações servem como exemplo para municípios do porte de Caruaru, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, que ainda não se colocaram após decisão do STF. Caso Pazuello continue se atrapalhando na logística, os gestores municipais precisarão ser cada vez mais protagonistas do processo.

Aquisição – Nesta quarta-feira (24), o deputado Pastor Cleiton Collins (PP), fez uma provocação para que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) apresente um pedido para que o Governo do Estado compre vacinas contra à Covid-19. O parlamentar faz parte da Comissão de Saúde e se diz preocupado com o aumento de casos no estado.

Levou falta – Na sua passagem por Brasília, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), se reuniu com a bancada do seu partido no estado, para discutir emendas para a capital pernambucana. O deputado Tadeu Alencar (PSB) foi o único que não esteve presente.

Aplicativo – O Movimento LGBT Leões do Norte e a Rede LGBT do Interior de Pernambuco lançaram, neste mês de fevereiro, um aplicativo para denúncias de LGBTfobia: o ‘Rugido’. O projeto é uma parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos e com a Escola de Formação Quilombo dos Palmares (Equip). A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Garanhuns é uma parceira da iniciativa, auxiliando na divulgação das informações.

Confirmado – O Conselho de Ética da Câmara escolheu, nesta quarta-feira (24), o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) como relator no processo do deputado Daniel Silveira (PSL). Outros dois nomes eram cotados para assumir a relatoria, mas o pernambucano foi assegurado na missão.

Posse – O presidente Jair Bolsonaro deu posse a dois novos ministros, no final da tarde desta quarta-feira (24), em solenidade no Palácio do Planalto. João Roma assumiu o Ministério da Cidadania e Onyx Lorenzoni é o novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Roma é aliado do presidente nacional do DEM, ACM Neto, e sua indicação causou desconforto junto ao ex-prefeito de Salvador.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO