Coluna da quinta-feira
O caso envolvendo o deputado federal Daniel Silveira (PSL), preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes após ameaças aos integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) não foi um fato isolado. Cenas de ataques às instituições passaram a ser cada vez mais comuns depois da ascensão de Bolsonaro à Presidência da República, que no exercício do cargo já exaltou torturadores e atacou a liberdade de imprensa por diversas vezes.
Após o STF manter, por unanimidade, a prisão do congressista, existe uma expectativa sobre qual será o seu futuro, tendo em vista que os deputados irão decidir se mantém ou não a prisão do bolsonarista, em votação aberta e nominal. Essa será a oportunidade que os parlamentares terão para se posicionarem ao lado da democracia ou da impunidade, abrindo espaço para que outros radicais sigam a mesma linha. Ainda ontem (17), Silveira foi representado no Conselho de Ética da Casa, podendo resultar na perda do mandato.
Em meio a um cenário de pandemia, onde as pautas sobre o auxílio emergencial e vacina deveriam estar no centro do debate, a necessidade em reafirmar os valores democráticos tem ganhado espaço nos três poderes. O radicalismo proposto por uma ala que tem aversão ao pluralismo de ideias não deve dar espaço a manifestações que atentem às instituições que representam as leis.
Repúdio – O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) se pronunciou, na tarde de ontem (17), sobre a prisão do também deputado federal Daniel Silveira (PSL) por ataques à democracia, aos ministros do Supremo Tribunal Federal e por fazer apologia ao AI-5. Também na tarde de hoje, o Partido Socialista Brasileiro entrou com uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, para cassar o mandato do parlamentar carioca, por quebra de decoro.
Sementes – O deputado estadual licenciado e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, acompanha, nesta sexta-feira (19), a entrega de sementes a produtores rurais do Sertão. O parlamentar estará em Floresta, às 10h, e em Itacuruba, a partir das 15h. Na segunda-feira (22) será a vez de Serra Talhada. Os três municípios serão contemplados por sugestão de Novaes.
Rural – O deputado Doriel Barros (PT), representante dos trabalhadores rurais na Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi reeleito, por unanimidade, ontem (17), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural. O primeiro mandato do petista à frente do Colegiado foi marcado por importantes discussões, principalmente os impactos da pandemia na vida das populações dessas localidades.
Sequência – Nesta quarta-feira (17), a deputada Roberta Arraes (PP) foi pela terceira vez conduzida por unanimidade, à presidência da comissão Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A reunião que aconteceu de forma remota, reelegeu também o vice-presidente do colegiado, o deputado Isaltino Nascimento (PSB). No último período o colegiado teve um trabalho de destaque por questões relacionadas à pandemia.
Meio ambiente – Após uma atuação positiva à frente do colegiado no biênio 2019-2020, o deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) foi reeleito por unanimidade presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco, pelos próximos dois anos. A recém-chegada Laura Gomes (PSB) será a vice-presidente.