Coluna do sábado
Na última semana, o prefeito de Petrolina Miguel coelho (MDB), passou a intensificar suas movimentações mirando a sucessão do governador Paulo Câmara (PSB) no Palácio do Campo das Princesas. Em uma rodada de entrevistas na sua passagem pela capital pernambucana, Miguel fez questão de deixar claro que o desenvolvimento da principal cidade do Sertão não tem o dedo do Governo do Estado.
Com uma gestão exitosa, que começou a ganhar projeção nacional após o apontamento dos recentes indicadores, o emedebista passou a ser o nome mais cotado para liderar a oposição no embate contra a Frente Popular. Outros quadros de qualidade a exemplo de Anderson Ferreira (PL) e Raquel Lyra (PSDB) também seguem sendo lembrados, mas apenas o gestor da cidade sertaneja tem feito política para além da sua administração.
Um dos maiores desafios de Miguel Coelho é ganhar terreno em outras regiões para se tornar conhecido. Seu cartão de visita é a transformação social e econômica que tornou Petrolina a cidade com melhor qualidade de vida do Nordeste, de acordo com o ranking publicado na revista Exame. As recentes reações mais duras contra o PSB, podem torná-lo, desde então, a referência da oposição no estado.
Reviravolta – Alçado por João Doria para comandar o PSDB nacionalmente após derrota para o Senado, Bruno Araújo acabou se fortalecendo depois de um movimento equivocado do governador de São Paulo. Bruno passou a ser protagonista dentro do ninho tucano, onde até pouco tempo parecia ser apenas um figurante.
Ataque – Ao ver o aliado de ACM Neto ser confirmado como ministro da Cidadania, o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), não perdeu tempo em criticar: “mostrou hoje o seu caráter”, disse o deputado se referindo ao seu líder partidário. Os dois andam em pé de guerra desde a eleição da Mesa Diretora.
Liderança – O deputado federal Igor Timo é o novo líder do Podemos na Câmara Federal. O anúncio foi feito na última quinta-feira (11). Empresário, Timo está em seu primeiro mandato de deputado federal e sucede Léo Moraes. O partido conta com dez parlamentares na Casa Baixa, entre eles, o pernambucano Ricardo Teobaldo.
Garantia – Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (DEM), e o ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmaram nesta sexta-feira (12) o compromisso com a continuidade do pagamento do auxílio emergencial. O valor das parcelas e o período do pagamento ainda serão definidos. Segundo o presidente do Senado, o auxílio poderá ter quatro parcelas, começando em março.
Imunização – Pernambuco já aplicou 247.652 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 220.728 foram primeiras doses. Ao todo, foram feitas a primeira dose em 124.417 trabalhadores de saúde; 23.553 povos indígenas aldeasos; 4.943 idosos em Instituições de Longa Permanência; 67.109 idosos a partir dos 85 anos, além de 706 pessoas com deficiência institucionalizadas.