Cenário Político: PT ainda sonha em ter Lula candidato

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
11 de fevereiro de 2021 às 00h00min
Foto: Heinrich Aikawa

Coluna da quinta-feira

Enquanto o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), ganhou carta branca para circular o país se apresentando como pré-candidato à Presidência da República, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue aos poucos desmontando os elementos apresentados pela Operação Lava-Jato que o levaram à prisão em Curitiba, por 580 dias.

Ao depender do teor das mensagens trocadas entre o ex-juiz Sergio Moro e investigadores da operação combinando estratégias para condução do processo, uma nova exposição pode evidenciar que houve uma manobra para incriminar Lula. Membros do Partido dos Trabalhadores nutrem a esperança de que os fatos revelados possam comprovar que Moro agia com parcialidade, levando o Superior Tribunal Federal (STF) a anular a condenação.

Caso Isso aconteça e Lula consiga posteriormente recuperar os direitos políticos, o PT deve mudar a estratégia e escalar o ex-presidente para entrar em campo mais uma vez. Até o momento, a oposição ainda não conseguiu apresentar um nome competitivo que possa desbancar o presidente Bolsonaro em 2022, e apesar de Lula não ter a mesma popularidade de anos atrás, é uma força que não se pode desprezar no jogo político.

Registro – Em meio ao clima de desconfiança sobre a permanência da deputada Marília Arraes no Partido dos Trabalhadores, a segunda secretária da Câmara Federal fez questão de exaltar a história de luta da sigla nas mídias sociais, em uma postagem em que registrou os 41 anos do PT completados ontem (10).

Desobediência – Onze deputados do PSB, de uma bancada de 30, e três do PDT, de um grupo de 26 parlamentares, desobedeceram seus partidos e votaram pela autonomia do Banco Central. O projeto foi aprovado pela Câmara nesta quarta-feira (10) e teve a resistência dos partidos de oposição. Os líderes das duas bancadas são os pernambucanos Danilo Cabral (PSB) e Wolney Queiroz (PDT).

Diálogo – Após polêmica sobre uma possível interferência do ex-deputado e prefeito do Recife João Campos (PSB), na eleição da Mesa Diretora da Câmara, o socialista foi recebido por Arthur Lira (PP) na residência oficial do presidente da Casa. O gestor recifense cumpriu uma série de agendas relacionadas ao seu governo, em Brasília. 

Prioritário – O deputado estadual João Paulo Costa (Avante) apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quarta-feira (10). A solicitação, endereçada ao governador  Paulo Câmara (PSB) e ao secretário de Saúde do Estado, André Longo, é para incluir os pacientes em tratamento oncológico no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19. 

Herdeiro – O jovem Lula da Fonte (PP) vem aos poucos mostrando sua desenvoltura e livre trânsito no meio político. Filho do deputado Eduardo da Fonte (PP) e neto do ex-governador Carlos Wilson, ele é um forte nome para disputar uma das vagas na Assembleia Legislativa em 2022. Ontem (10), ele fez uma visita de cortesia ao novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), em Brasília.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO