Durante Sessão Virtual da Câmara de Caruaru, realizada hoje (09), a vereadora Perpétua Dantas (PSDB), apresentou um Projeto de Lei, que reconhece como atividade extracurricular a prática da Capoeira nas escolas municipais, com o objetivo de fomentar, ampliar o debate, bem como o ensino e a prática aos alunos.
A Capoeira, criada por africanos e descendentes de africanos no Brasil é uma forma de resistência, de autodefesa e de divertimento que atravessou décadas de mudanças sociais. Era vista como uma prática ilegal que era realizada em guetos e terreiros de candomblé e acabou tornando-se um “esporte” nacional.
Em março de 2008, algumas leis foram alteradas para que o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena fossem obrigatórios nas instituições escolares. Cumprindo as disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 (LDB), e suas respectivas alterações, a parlamentar propõe o reconhecimento da Capoeira como atividade extracurricular a ser difundida e executada na rede municipal de ensino em Caruaru.