Cenário Político: o prefeito da Câmara Federal

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
5 de fevereiro de 2021 às 00h00min
Foto: Michel Jesus

Coluna da sexta-feira

Considerado um dos espaços mais importantes da Câmara Federal, a primeira-secretaria acabou caindo no colo de Luciano Bivar (PSL), que recebeu 298 votos na última quarta-feira (03) para exercer a nova função no biênio 2021-2022. O parlamentar será responsável por gerir um orçamento de mais de R$ 6 bilhões, valor equivalente ao da Prefeitura do Recife, por exemplo. Bivar já exercia papel na Mesa Diretora, era o 2º vice-presidente, cargo ocupado agora por outro pernambucano.

O partido comandado por Bivar se tornou protagonista após Bolsonaro ter sido eleito Presidente da República no PSL em 2018, mas logo em seguida vieram as fraturas que expôs os interesses distintos existentes. Para conquistar o espaço, Luciano Bivar precisou fazer alguns sacrifícios, como a indicação da deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL) para assumir a Comissão de Constituição e Justiça da Casa, mas tem sofrido resistência de parlamentares e até de outras instituições.

Antes considerado nanico, o Partido Social Liberal foi responsável por projetar Bivar para a cúpula do Congresso Nacional, já que os cargos são definidos pela proporcionalidade de cada bancada. Atuando na maioria das vezes longe dos holofotes, a nova atribuição dará visibilidade para Luciano Bivar, tendo em vista que boa parte do funcionamento da Câmara passará por ele. Apesar do grande aporte financeiro, o congressista tem colocado como prioridade o enxugamento dos gastos, seguindo os passos da antiga titular, deputada Soraya Santos (PL).

Anulação – Em discurso no Senado por meio remoto, o senador Humberto Costa (PT), denunciou os abusos cometidos pela operação Lava Jato, cuja força-tarefa em Curitiba foi extinta na última quarta-feira (03) pelo próprio Ministério Público Federal (MPF). Ele acusou o ex-juiz Sergio Moro e os procuradores do caso de montarem um conluio para perseguir o ex-presidente Lula e o PT. Para o senador, o STF já dispõe de provas evidentes para anular as condenações impostas a Lula e devolver os direitos políticos do ex-presidente 

Bom de mapa – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) era um dos poucos que diziam, com convicção, que Arthur Lira (PP) teria cerca de 300 votos na disputa pela presidência da Casa. Na última segunda-feira (1º), o alagoano acabou recebendo 302 votos para conduzir a Câmara neste biênio, confirmando a previsão feita por Dudu.

Inclusão – O Ministério Público do Estado de Pernambuco apresentou nesta quinta-feira (04), novo slogan institucional da organização. A frase, “Conectado com a inclusão”, passará a compor peças publicitárias, documentos institucionais, bem como guia do MPPE.

Desarmamento – Em pronunciamento durante sessão da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a deputada estadual Laura Gomes (PSB) condenou o incentivo ao uso de armas. Segundo ela, estimulado pelo presidente Jair Bolsonaro. A socialista deu como exemplo outdoors incentivando a comercialização de armas espalhados por Caruaru.

Investimentos – O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) visitou, nesta quinta-feira (04), o município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco pernambucano. Ao lado do prefeito George Duarte (PP), o democrata reafirmou a parceria política com o gestor municipal e aproveitou o encontro para anunciar recursos da ordem de R$ 1,5 milhão para obras de pavimentação. O líder da oposição iniciou os trabalhos legislativos a todo vapor.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO