Ernesto Araújo é o pior ministro, avaliam líderes do Congresso

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
30 de janeiro de 2021 às 11h00min
Foto: Marcelo Camargo

Titular das Relações Exteriores, Ernesto Araújo é o pior ministro do presidente Jair Bolsonaro, na avaliação de líderes do Congresso. Em uma escala de 1 a 5, o ministro recebeu nota 1,9 dos parlamentares com maior poder de decisão e influência na Câmara e no Senado. As informações são do site Congresso em Foco.

O segundo pior ministro é Ricardo Salles, do Meio Ambiente, que dividia a lanterna no levantamento anterior, em setembro. Os dois fazem parte da chamada “ala ideológica” do governo, formada pelo grupo mais radical e alinhado às práticas belicosas de Bolsonaro.

Já os ministros mais bem avaliados, assim como em edições anteriores do Painel, foram Tereza Cristina, da Agricultura, e Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, ambos com nota 3,5, também na escala de 1 a 5. A deputada licenciada e o consultor legislativo, também militar da reserva, têm perfil considerado técnico. O ex-deputado Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, completa a lista dos três ministros mais bem avaliados, com nota 3,1.

A política externa do Brasil conduzida por Ernesto Araújo tem sido fortemente criticada por políticos e especialistas, que veem o país cada vez mais isolado no cenário internacional devido ao alinhamento, que se mostrou pouco produtivo, com o governo do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e aos ataques proferidos por ele contra a China. 

O levantamento foi feito antes do atraso na importação de insumos para a vacinação contra Covid-19, atribuída em parte aos embates liderados pelo ministro com o governo chinês. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ficou com nota 2,5. A avaliação de Pazuello também não contemplou seus últimos atos à frente da pasta, também bastante questionados por parlamentares e especialistas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO