O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) encaminhou ofícios ao secretário estadual de Saúde, André Longo, e ao prefeito do Recife, João Campos, sugerindo a implementação de medidas que visam promover o controle social do processo de vacinação contra a Covid-19 dos pernambucanos e recifenses.
Dentre as propostas apresentadas está a criação de um painel virtual contendo o nome, a idade e o perfil que se enquadra cada pessoa vacinada. “Dar transparência ao número geral de imunizados, bem como a divulgação do estoque atual de vacinas, ajudará a prevenir crimes, fraudes e combater privilégios”, argumenta o parlamentar.
Além dessas informações, o cronograma com os locais e datas de aplicação das vacinas também devem ser divulgados. Esses dados devem estar disponíveis no próprio site da Secretaria Estadual de Saúde e da Prefeitura do Recife, assim como, em suas respectivas redes sociais para que o alcance seja amplo e diário.
“Diante dos casos recentes de servidores fora dos grupos prioritários “furando fila”, o plano de vacinação no Estado e na capital com a informação das definições dos critérios estabelecidos para a escolha de grupos prioritários, precisa ser mais transparentes”, afirmou.
De acordo com o pedetista, em razão do número limitado de doses, é preciso detalhar o plano de imunização executado pelas duas gestões para que não haja dúvida, tanto para a população, quanto para os integrantes dos grupos que têm prioridade.