Coluna da quinta-feira
Após quatro vitórias consecutivas, sendo três para vereadora e uma para deputada federal, Marília Arraes (PT) amargou recentemente a sua primeira derrota nas urnas. E não foi qualquer derrota! Foi justamente para o seu primo, João Campos (PSB), na disputa pela Prefeitura do Recife.
Apesar do resultado negativo no segundo turno, as circunstâncias da eleição fizeram com que a parlamentar saísse fortalecida do pleito. O Partido dos Trabalhadores ainda não definiu qual estratégia adotará em 2022, mas a parlamentar deve tentar a manutenção do seu mandato na Câmara Federal, onde foi eleita como a segunda mais votada no estado.
Há poucos dias, o PT decidiu entregar os cargos que ocupava no governo Paulo Câmara (PSB). O desembarque oficial dos comissionados está previsto para até o fim deste mês. Isso não significa necessariamente um rompimento com a Frente Popular, mas o movimento é um suspiro para a ala que defendeu o fim da aliança com os socialistas.
Com a escassez de novas lideranças na esquerda, Marília segue em ascensão e não pode errar na estratégia. Os flertes com Anderson Ferreira (PL) e Raquel Lyra (PSDB) foram interpretado nos bastidores como um possível descolamento do campo em que ela milita. Se logo em breve a deputada não tiver uma tática bem elaborada, pode acabar tropeçando nas próprias pernas.
Liderança – A bancada petista na Câmara do Recife será liderada pela vereadora Liana Cirne. A decisão foi tomada ontem (20), em diálogo com os demais parlamentares do partido, Jairo Britto e Osmar Ricardo. O grupo vai se posicionar na Casa como oposição ao prefeito João Campos (PSB).
Empenho – O deputado federal Felipe Carreras (PSB) comemorou nas mídias sociais uma notícia recebida. Uma emenda sua, no valor de R$ 800 mil, para a construção de um Centro de Referência de Assistência Social no Recife foi empenhada, e de acordo com o parlamentar, deve ficar disponível em breve.
Prioridade – O deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) solicitou ao Governo do Estado de Pernambuco que pessoas com deficiência e com doenças raras sejam incluídas no grupo prioritário que receberá a vacina do Covid-19. Profissionais de saúde que estão trabalhando no combate à pandemia, idosos e indígenas já estão sendo vacinados.
Vacinação – O secretário estadual de Saúde, André Longo, e a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo, além da gerente da IV Geres, Aparecida de Souza, dão início, hoje (21), à vacinação dos profissionais de Saúde que atuam na assistência dos pacientes com a Covid-19 na rede estadual em Caruaru. O ato será a partir das 09h, no Hospital Mestre Vitalino.
Convite – O prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), esteve reunido ontem (20) com a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB). Entre os diversos assuntos relacionados a região, o emedebista convidou o município para integrar o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras. O CONIAPE elegerá a sua nova direção no dia 1º de fevereiro.