Técnica de Enfermagem foi primeira a ser vacinada em Jaboatão

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
19 de janeiro de 2021 às 17h30min
Foto: Leandro de Santana

A vacinação contra a Covid-19, no município do Jaboatão dos Guararapes, teve início nesta terça-feira (19), e quem recebeu a primeira dose foi a técnica de enfermagem do SAMU, Nayara Silva Rodrigues. Nesta primeira remessa, são 13.356 doses que serão aplicadas nos profissionais de saúde que atuam em UTI Covid, SAMU, enfermaria SRAG, UPA, vacinadores, coletadores de RTPCR e equipe da Vigilância Epidemiológica que trabalha diretamente nos casos da pandemia. Nesta quarta-feira (20), a vacinação também atenderá aos 1.200 idosos e funcionários das 24 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) cadastradas em Jaboatão.

O prefeito Anderson Ferreira (PL) acompanhou as primeiras aplicações, na base do SAMU, em Piedade, e ressaltou a importância da vacinação. “Essa vacina renova as nossas esperanças. As doses virão por etapas, por isso é fundamental que todos mantenham o uso da máscara, a higienização e o distanciamento social, até todos estarem imunizados. Tão importante quanto a vacina, são os cuidados que devemos tomar”, ressaltou.

Conforme a chegada das doses, serão montados pontos estratégicos para atender às pessoas que agendarão a vacinação. “Já temos estrutura, câmaras frias para armazenar mais de 600 mil doses e pessoal treinado. Montaremos pontos de drive-thru. Jaboatão é referência no cumprimento de metas de vacinação e agora o esforço será ainda maior”, assegurou o prefeito.

Nayara Silva Rodrigues disse ter ficado emocionada ao saber que seria a primeira a ser vacinada. “Nós, que estamos na linha de frente, sabemos o que é essa doença. Todos os dias ajudamos a salvar vidas e, agora com essa vacina, temos a esperança de que tudo vai melhorar. Ter sido a primeira foi muito emocionante”, disse Nayara.

A vacinação foi dividida em quatro fases. Nesta primeira etapa, conforme a programação do Ministério da Saúde, estão sendo vacinados os profissionais da saúde e idosos, que também já têm garantida a segunda dose.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO