Coluna do sábado
Há meses o país enfrenta uma grave crise sanitária causada pelo novo coronavírus, responsável pela morte de mais de 200 mil pessoas. Amanhã (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária analisa os pedidos de uso emergencial da Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. Caso a expectativa seja correspondida, muitos municípios já prometem colocar em prática o plano de vacinação nesta próxima semana.
Com a mudança na logística internacional para a busca de 2 milhões de doses adquiridas em um laboratório em Mumbai, na Índia, o Governo Federal solicitou de imediato 6 milhões de doses da tão criticada CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Por outro lado, a nação assiste o descaso no Amazonas, onde a falta de oxigênio tem levado pessoas a morte por asfixia, enquanto torcedores políticos seguem a linha presidencial e trocam farpas nas mídias sociais.
Prontamente os estados do Nordeste se colocaram à disposição para receber pacientes internados vindos de Manaus. Em Pernambuco, o Hospital das Clínicas disponibilizou dez leitos de UTI. O governador Paulo Câmara (PSB) foi um dos primeiros a ser solidário à causa. Negar a ciência tem virado prática e também causado angústia em quem aguarda uma solução. A vacina é a porta de esperança para a retomada da vida social, da reconquista do emprego e da renda.
Interferência – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou nesta sexta-feira (15) que o Governo Federal “promova, imediatamente, todas as ações ao seu alcance para debelar a seríssima crise sanitária instalada em Manaus”. A decisão de Lewandowski foi tomada na análise de uma ação apresentada por quatro partidos: PCdoB, PSOL, PSB e Cidadania.
Aviso – O Twitter colocou um alerta de “informação enganosa” em uma mensagem escrita pelo presidente Jair Bolsonaro na rede social. Apesar da postagem não ter sido excluída, o tweet fica restrito a circulação. Essa não é a primeira vez que isso acontece.
Independência – O Consórcio Nordeste iniciou contatos com o laboratório União Química para aquisição da vacina Sputnik V. As negociações são para comprar 50 milhões de doses para os nove estados da região. Se concretizado, será um grande avanço para conter o avanço do novo coronavírus.
Solidariedade – Diante da situação crítica vivenciada pelo Estado do Amazonas em meio à pandemia da Covid-19, o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife estão realizando a entrega de 200 concentradores de oxigênio para serem distribuídos às unidades hospitalares da rede pública de saúde do Estado do Norte do país. A companhia aérea Azul vai disponibilizar uma aeronave para levar os equipamentos.
Imunização – O plano de vacinação de Caruaru que estava previsto para ser apresentado ontem (15), acabou ficando para esta segunda-feira (18). O governo municipal está no aguardo de novas informações vindas do Ministério da Saúde para poder se tornar público. Algumas informações preliminares já foram informadas, como público alvo, início das aplicações e armazenamento.