Governo de Pernambuco amplia segurança em terminais integrados

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
15 de janeiro de 2021 às 11h00min
Foto: Luciano Luck

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e da Secretaria de Defesa Social (SDS), irá ampliar o efetivo de segurança em seis terminais integrados da Região Metropolitana do Recife como parte da Operação TI Seguro.

O primeiro deles será o Terminal Integrado Tancredo Neves, na Imbiribeira, que passará a contar, a partir desta sexta-feira (15), com o reforço de uma equipe do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES). Desde o início do programa, em setembro de 2019, através de convênio entre as duas secretarias, houve uma redução de 57% nas ocorrências criminais nos terminais contemplados pela iniciativa.

O PJES já abarcava os terminais integrados de Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas Silveira, além de 45 estações de BRT. Com a ampliação, passará a atender Tancredo Neves, Barro, Camaragibe, Cajueiro Seco, Xambá e Igarassu. O número de policiais militares lançados por mês passará dos atuais 1.200 para 2.502. 

“Na primeira fase deste trabalho integrado, nós reduzimos em mais de 57% o número de roubos dentro desses equipamentos. Com a expansão desse modelo de policiamento ostensivo feito a pé, em dois turnos nos terminais, esses números tendem a cair e, consequentemente, aumenta a sensação de segurança dos pernambucanos”, declarou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

De acordo com as estatísticas da SDS, em 2019 foram 333 ocorrências dentro dos TIs contemplados pela Operação TI Seguro e, em 2020, a queda foi para 142 crimes de roubos. A iniciativa reforça a quantidade de policiais por dia em cada um desses terminais. A ação da SDS é feita por meio de um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Polícia Militar e Grande Recife Consórcio Metropolitano, desde setembro de 2019.

O ano de 2020 terminou com um total de 629 roubos a ônibus em Pernambuco. É o menor patamar desde 2014, que tinha finalizado seus 12 meses com 524 casos. A redução em comparação com 2019 alcançou 24,85%, já que no ano anterior a Polícia Civil de Pernambuco havia recebido 837 queixas concernentes a esse tipo de crime contra o patrimônio. Em dezembro, aconteceram 39 assaltos a coletivos, -41,79% em relação aos 67 do último mês de 2019.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO