No Recife, profissionais reforçam prevenção contra Covid-19

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
9 de janeiro de 2021 às 16h30min
Foto: Marcos Pastich

Neste sábado (09), cerca de 150 profissionais da Prefeitura do Recife iniciaram reforço nas ações de orientação e conscientização na orla da cidade em relação ao cumprimento das medidas e protocolos contra o novo coronavírus. O trabalho conjunto entre as secretarias da PCR aconteceu nas orlas de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, na Zona Sul do município e foi motivado pela procura intensa da praia neste mês de janeiro e a necessidade de garantir o convívio seguro nesses espaços.

Durante a ação, os profissionais da Prefeitura observaram o uso de máscara pelos comerciantes; se cada barraca está com a quantidade exata de cadeiras permitida; se há distanciamento adequado; entre outras medidas. Além das orientações passadas pelos arte-educadores e inspetores aos barraqueiros e banhistas, o trabalho também contou com distribuição de 4 mil máscaras e material informativo sobre os cuidados via QR Code, para evitar o contato físico da panfletagem.

O trabalho de conscientização, que continua neste domingo (10), é realizado por profissionais da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde; das Secretarias de Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; Governo; além do Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco. 

Eles atuam em quatro trechos distintos definidos pela Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e circulam tanto pelo calçadão como pela faixa de areia, orientando os banhistas e os cerca de dois mil trabalhadores da praia cadastrados na Dircon. Durante todo o ano de 2020, foram realizadas quase 7 mil inspeções nos quiosques, barracas padronizadas e comércio ambulante das praias.

Nos próximos sábados e domingos, entre 10h e 14h, serão realizadas ações em toda a orla do Recife através de uma campanha de cunho educativo. Elaborada pelo Gabinete de Comunicação da Prefeitura, a ação promocional irá promover a sensibilização de banhistas e turistas através de promotores de mídia externa e arte-educadores. 

A ação envolve também quiosqueiros, barraqueiros e ambulantes volantes, que receberão adesivos em tamanhos variados com QR Codes. A ideia é que clientes que acessem o QR Code possam ter em mãos as principais mensagens do esforço para o combate à Covid-19: a troca de máscara a cada vez que o equipamento de segurança estiver úmido, a distância de 1,5 metro entre os banhistas e a lavagem das mãos ou utilização de álcool em gel sempre que necessário.

Nas barracas, três equipes com quatro arte-educadores cada promete causar sensação com performances-surpresa. A ação lúdica e leve também irá abordar os cuidados na praia para sensibilizar os demais clientes. A ação também será reforçada no calçadão, onde um total de 20 promotores de mídia externa irão transitar ao longo da orla com sinalizações acerca de cuidados para o esforço no combate à Covid-19.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO