A deputada federal Marília Arraes (PT) solicitou ao Ministério da Saúde, através de um ofício encaminhado ao ministro Eduardo Pazuello, o envio para Pernambuco de uma parte dos quase 7 milhões de testes do tipo RT-PCR que não foram utilizados pelo Governo Federal durante o ano de 2020 no combate à pandemia do novo coronavírus. Os testes estão guardados em um galpão, em São Paulo, desde o ano passado. Por motivos até o momento não esclarecidos, o material não foi enviado aos municípios e estados e está próximo de perder a validade.
Diante do aumento do número de casos em Pernambuco e da defasagem da testagem no Estado, Marília acredita que o envio desses testes será fundamental para impedir que mais pessoas sejam contaminadas. “Nosso sistema de saúde está sobrecarregado e a testagem precoce permite que menos assintomáticos transitem pelas ruas”, disse a parlamentar.
O pedido feito pela deputada Marília Arraes é respaldado por uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que permitiu o uso dos quase 7 milhões de testes por mais quatro meses. O anúncio da Anvisa aconteceu durante uma audiência na Câmara dos Deputados ainda no mês de dezembro. Os testes passarão por uma análise mensal de qualidade antes de utilizados na população.