Após muita expectativa em torno dos nomes que poderiam ocupar o primeiro escalão da Prefeitura de Caruaru, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) anunciou ontem (1º), o seu time que vai atuar pelos próximos quatro anos – caso não haja alterações no meio do percurso. Com um perfil técnico, a tucana utilizou muitos membros que já faziam parte da antiga gestão.
A ida de Diogo Bezerra para Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC) causou surpresa em muita gente, já que as antigas funções que ele ocupava não tinham nenhuma relação com a nova tarefa dada por Raquel. Já a Educação, menina dos olhos da prefeita, trouxe no comando a jovem Raquel de Oliveira, que já teve passagem pelo MEC e também terá o desafio de colocar o esporte da cidade em um outro patamar.
Em conversa com o blog antes da solenidade, a gestora afirmou que José Pereira, aliado histórico do grupo Lyra, permanece na assessoria especial, já que a Secretaria Extraordinária da Feira foi extinta na reforma administrativa aprovada há poucos dias na Câmara Municipal. Um fato inusitado foi a saída do então secretário Francisco Santos, que vinha desempenhando um bom trabalho à frente da Saúde. Apesar da baixa, ele também deve continuar no governo.
Ainda há algumas incertezas para o segundo escalão, já que não foram divulgados junto com os demais. O novo secretariado mostra que Raquel Lyra vai seguir a mesma estratégia do primeiro governo, deixando a parte política restrita ao seu domínio. Nomes do PSDB que não foram reeleitos podem ocupar este espaço ainda vazio.
Primeira mão – O núcleo de comunicação da prefeita Raquel Lyra (PSDB) não sofrerá nenhuma mudança. Um dos pontos altos do primeiro governo, a área continuará sob o comando dos jornalistas Carlos Pimenta e Hélio Junior, além da publicitária Amanda Cardoso, que está à frente das mídias sociais.
Substituição – O plano da Prefeitura de Caruaru de substituir os fogos de artifício por canhões de luz durante o réveillon deu errado. A intenção era de fazer algo diferente, sem aqueles barulhos que tanto incomodam, mas falhas técnicas acabaram impedindo o brilho da festa.
Justificativa – Após repercussão negativa, a Fundação de Cultura emitiu uma nota esclarecendo que houve problemas técnicos que impediram de realizar o espetáculo previsto pela gestão. Independente da situação, o fato da prefeita evitar o barulho do estampido é um grande avanço.
Troco – Há quem diga que a vingança é um prato que se come frio. Foi assim que alguns observadores da política classificaram o movimento de Raquel contra Lula. Acontece que ainda em 2014, o parlamentar traiu a então candidata a deputada estadual para apoiar Laura Gomes (PSB), e a eleição da Câmara teria sido o troco desse episódio.
Representatividade – Com uma excelente votação, a vereadora Aline Nascimento (Cidadania) chegou na Câmara de Caruaru já mostrando a que veio. É a vice-presidente da Casa e a única mulher entre os membros da Mesa Diretora. Desde a campanha, a filha do saudoso Zé Ailton apresentava que herdou a veia política do pai.