Coluna da quarta-feira

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
23 de dezembro de 2020 às 00h00min
Foto: Agência Senado


Armando Monteiro deve buscar vaga na Câmara Federal 

Após ser reinfectado pelo novo coronavírus, o ex-senador Armando Monteiro Neto tem aproveitado os últimos dias para se recuperar do vírus em sua residência. O político ainda não anunciou se pretende disputar algum cargo em 2022, mas caso decida, a melhor alternativa dentro do atual contexto é refazer o roteiro e tentar buscar novamente uma vaga na Câmara Federal, onde exerceu três mandatos consecutivos de deputado. 

Por dois momentos, Armando liderou a oposição no estado em disputas majoritárias, mas não alcançou um resultado positivo, perdendo ambas no primeiro turno para o governador Paulo Câmara (PSB). O pernambucano também foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e permaneceu ao lado da petista até o período do impeachment.

Atualmente Monteiro está sem filiação partidária, após um desgaste junto ao presidente nacional do PTB. Existem diversas legendas que poderiam abrigar um político com a expressão de Armando Monteiro e uma delas é o PSDB, seu primeiro partido. Hoje os tucanos não contam com nenhuma representação no Congresso Nacional e seu retorno seria estratégico para a próxima eleição.

Tática eleitoral – Com a oposição cada vez mais fragmentada, o caminho mais seguro para os políticos tradicionais a exemplo de Armando Monteiro e Mendonça Filho (DEM) é a Câmara Federal. Apesar de se encaixar no perfil, o ex-deputado e atual presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, não planeja mais disputar cargos eletivos. O último foi em 2018, quando tentou chegar ao Senado Federal e não obteve sucesso.

Novo espaço – O ex-deputado federal pelo PSDB Betinho Gomes foi confirmado como futuro secretário de Educação do Cabo de Santo Agostinho, cidade onde disputou a prefeitura em 2008 e 2012, mas foi derrotado nas urnas. Aos poucos, Betinho foi perdendo espaço junto aos tucanos e também protagonismo no cenário político estadual.

Perfil técnico – Com a saída de Karla Vieira do governo municipal, um nome capacitado para assumir a presidência da futura Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC) seria o de Alex Monteiro. Especialista na área, ele já comandou a pasta e vem desempenhando um excelente trabalho em Toritama.

Porta dos fundos – Após ter escapado de três impeachments na Câmara do Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) teve um fim trágico no dia de ontem (22), quando foi afastado das suas funções e ficará em prisão domiciliar. O destino dos últimos gestores fluminenses não tem sido dos melhores, o que refletiu na abstenção da última eleição municipal, que alcançou 35,5%.

Simplificação – Foi aprovado ontem (22), na Câmara Federal, o projeto que institui o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. Isso facilita a troca de informações entre diferentes cadastros do governo. O PL apresentado por Felipe Rigoni (PSB) agora segue para o Senado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO