Mandato à distância
Há alguns anos, o deputado estadual Tony Gel (MDB) tem andado longe da sua base política. Por morar em Recife, o emedebista tem acompanhado à distância as angústias e conquistas dos caruaruenses. A postura adotada pelo parlamentar acabou afastando alguns aliados, que aos poucos foram procurando outros espaços para fazer política. Muitos deles alegando falta de atenção recebida pelo grupo liderado por Tony.
Afastado do último pleito municipal por conta de um câncer de próstata e também pelas dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, sua participação se resumiu apenas a vídeos de apoio, não sendo o necessário para transferir votos para Marcelo Gomes (PSB), candidato que liderou a missão de representar a Frente Popular em Caruaru. O ex-prefeito foi representado pelo seu filho, Tonynho Rodrigues (MDB), que até ensaiou algumas vezes, mas nunca foi testado nas urnas.
Apesar de ter um eleitorado fiel, responsável por torná-lo o estadual mais votado na Capital do Agreste em 2014 e 2018, novas lideranças têm surgido no cenário municipal, e a ausência de Tony Gel deve abrir caminho para que outros nomes ocupem esse vazio, podendo comprometer futuros projetos do seu conjunto político.
Conjuntura – Em 2018 Tony Gel (MDB) foi apoiado pelo prefeito de Toritama Edilson Tavares (MDB), liderança política em ascensão no Agreste pernambucano. Com um governo bem avaliado, já se comenta que o gestor possa ir em busca de uma vaga na Alepe, o que seria uma baixa nos apoios de Tony.
Apelo religioso – Visando conter o avanço da Covid-19 em Caruaru, o secretário de Saúde Francisco Santos se reuniu, nesta segunda-feira (21), com lideranças evangélicas para reforçar a necessidade do cumprimento de todos os protocolos sanitários pelas entidades. Outro ponto abordado foi a capacidade máxima das pessoas nos templos.
Inauguração – O governador Paulo Câmara (PSB) entrega, nesta terça-feira (22), a reforma da unidade de beneficiamento e processamento de grãos da Cooperativa dos Agricultores de São João (Coopaf), no Agreste Meridional. O investimento na requalificação da unidade do local, que tem atualmente 500 sócios, foi de R$ 1,3 milhão, oriundo do Programa Pernambuco Rural Sustentável.
Presente – O suplente de deputado federal, Milton Coelho (PSB), que atualmente exerce a chefia de gabinete do governador Paulo Câmara (PSB) vai assumir o mandato em Brasília poucos dias antes do previsto, isso porque o prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB), resolveu renunciar ao cargo, justamente no dia do aniversário Milton.
Bem humorado – Os vídeos postados pelo deputado estadual João Paulo (PCdoB) em suas mídias sociais têm feito o maior sucesso. Sempre com muito bom humor, o político leva aos seus seguidores um lado descontraído que poucos eleitores conheciam.