Moradores de sete comunidades e Conjuntos Habitacionais do Recife tiveram hoje o direito a regularização de suas residências assegurado. Ao todo, 1.364 famílias foram beneficiadas com o título de propriedades entregues simbolicamente em solenidade virtual realizada na tarde desta quinta (17).
O prefeito Geraldo Julio (PSB) participou da cerimônia remota junto ao o presidente de Tribunal de Justiça de Pernambuco, o desembargador Fernando Cerqueira, do corregedor Luiz Carlos Figueiredo, dos prefeitos dos municípios de Moreno e Bonito, Vavá Rufino e Gustavo Adolfo, também beneficiados pelo programa. Com a entrega de hoje a Prefeitura do Recife chega ao total de 7.447 famílias beneficiadas com a regularização fundiária nos últimos oito anos.
“Quero parabenizar a todos e agradecer o empenho. É uma alegria a gente saber que hoje essas 1.364 famílias recifenses estão recebendo a sua casa. Pode ser que já tivessem a chave, já tivessem as paredes, mas é hoje, com esse documento, que eles estão recebendo. Hora de bater no peito e dizer agora a casa é minha e esse direito ninguém tira mais”, disse o prefeito Geraldo Julio.
No Recife, os títulos de propriedade foram entregues simbolicamente em três dos locais beneficiados, com transmissão pela internet durante a cerimônia. O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, a secretária de Habitação Ana Paula Lins e o secretário executivo de Saneamento Daniel Queiroz estiveram no Sítio do Cardoso, no Habitacional Campo do Vila e no bairro de Campo Grande, respectivamente.
Receberam os títulos de propriedade as famílias de Sítio do Cardoso (511 famílias); Campo da Vila (152 famílias), completando a regularização fundiária de toda a comunidade. Além dos Habitacionais Henoch Coutinho (96 famílias); Miguel Arraes (304 famílias); Santo Antônio (121 famílias); Guilherme Uchoa (36 famílias) e Vila Imperial (144 famílias). Participaram da articulação para a entrega as Secretarias de Mobilidade e Controle Urbano, de Saneamento e de Habitação do Recife.
O Moradia Legal tem a proposta de promover a regularização fundiária em áreas de interesse social, oferecendo apoio técnico aos gestores municipais e orientação aos registradores. Com o programa é possível desburocratizar, simplificar, destravar e agilizar os procedimentos da regularização fundiária urbana. Dessa forma, é ampliada a possibilidade de acesso à terra urbanizada pela população de baixa renda.