Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco no biênio 2019-2020, o deputado Wanderson Florêncio (PSC), fez um balanço positivo do trabalho realizado neste período. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus durante o segundo ano do colegiado, os parlamentares aumentaram o ritmo de atuação, dobrando o número de Projetos de Lei e Resolução aprovados em 2020 em relação a 2019.
Em 2020 foram aprovados 40 projetos, 20 a mais do que no ano anterior. Em 2019 o trabalho do colegiado foi dividido entre as reuniões para análises das iniciativas dos parlamentares e as Audiências Públicas, realizadas na Alepe e no interior do estado.
“Vivemos uma situação inédita este ano e conseguimos realizar um bom trabalho na Comissão de Meio Ambiente graças ao esforço dos parlamentares e dos técnicos da Casa. Uma situação que nos obrigou a se reinventar e aumentamos a produtividade com o trabalho remoto. Debatemos mais projetos para que Pernambuco se desenvolvesse de forma mais sustentável”, afirmou Wanderson Florêncio.
Em ação inédita de parceria entre o colegiado e o Galo da Madrugada, o maior bloco de Carnaval do planeta desfilou este ano com o carro abre-alas sustentável, mostrando aos foliões a necessidade da diminuição da produção de lixo e a importância da reciclagem.
Em 2019, através das audiências públicas, a Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade debateu com população a conservação das barragens, a situação das praias do estado e dos moradores afetados pelo vazamento de óleo no litoral, os problemas hídricos e a proibição de veículos a combustão em Fernando de Noronha e o fornecimento de água em Ibimirim.
Além de Wanderson Florêncio, compõe o colegiado Priscila Krause (DEM), que é a vice-presidente, Henrique Queiroz Filho (PL), Romero Sales Filho (PTB) e Tony Gel (MDB), enquanto Antônio Coelho (DEM), Antônio Morais (PP), Doriel Barros (PT), Professor Paulo Dutra (PSB) e Sivaldo Albino (PSB) são os suplentes.