O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu, nesta segunda-feira (14), das mãos do procurador-geral de Justiça Francisco Dirceu Barros, a Medalha Comemorativa do Dia do Ministério Público de Pernambuco – Patrono Roberto Lyra. A comenda reconhece pessoas físicas ou jurídicas por seus méritos de idoneidade moral e relevantes serviços prestados à sociedade e ao Ministério Público. A solenidade foi realizada no Centro Cultural Rossini Alves Couto, e transmitida online ao vivo.
“Recebo com muito orgulho, e tenho certeza que os demais homenageados também estão tomados pelo mesmo sentimento. Afinal, o Ministério Público de Pernambuco é uma instituição respeitada nacionalmente. Além de desempenhar sua função constitucional, participou ativamente de momentos importantes da história deste País, pelos quais Pernambuco é muito grato. O MPPE tem atuado com veemência na defesa do direito e da democracia. Parabéns aos ministérios públicos de Pernambuco e do Brasil. Muito obrigado por essa honraria”, discursou Paulo Câmara.
Francisco Dirceu Barros se disse feliz e honrado por entregar a medalha. “Todos os agraciados têm duas características: além de serem amigos do Ministério Público de Pernambuco, usam a sua energia para mudar, com justiça, a realidade social”, afirmou, destacando que a comenda homenageia o promotor de Justiça Roberto Lyra, integrante do MPPE, que prestou relevantes serviços à sociedade brasileira.
Também foram agraciadas com a comenda as seguintes personalidades estaduais: o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), conselheiro Dirceu Rodolfo; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Estado (MPCO-PE), Germana Laureano; o ex-procurador-geral de Justiça de Pernambuco, José Tavares; a ex-procuradora de Justiça do MPPE, Ana Maria Campos Torres (in memorian); a procuradora de Justiça aposentada do MPPE, Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiredo; o procurador de Justiça aposentado do MPPE Darley de Lima Ferreira; o promotor de Justiça de São Paulo, Rogério Sanches Cunha; e a servidora suplementar aposentada do MPPE Eliomar Silva Barros.