Coluna da segunda-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
14 de dezembro de 2020 às 00h00min
Foto: Najara Araújo

Um breve ciclo

Eleito deputado federal mais votado da história de Pernambuco, João Campos (PSB) encerrou, na última semana, o seu breve ciclo na Câmara Federal, pelo menos por enquanto. Em sua passagem por Brasília, o jovem travou importantes debates, como a CPI instalada para investigar o vazamento de óleo na costa litorânea do Nordeste e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica, para beneficiar brasileiros que não estão incluídos em programa de proteção social.

Em seu discurso de despedida, o socialista fez uma prestação de contas das ações do seu mandato e apontou como meta enquanto prefeito do Recife, transformar a educação da capital pernambucana em referência para o país. Ao final da sua fala, o parlamentar agradeceu aos recifenses, a sua família e também à deputada Tabata Amaral (PDT), com quem pretende se casar em breve, de acordo com declaração do próprio João à revista Veja.

Sua última semana de trabalho na capital federal também serviu de articulações para o início do seu governo. O futuro gestor se reuniu com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, para tratar de um plano de vacinação contra a Covid-19 no Recife. Mesmo que rápida, a passagem de João Campos no Congresso Nacional pode ter aberto portas que serão necessárias para os próximos quatro anos de gestão que estão por vir.

Divergência – Contrariando a definição do PSB que decidiu vetar apoio ao nome de Arthur Lira (PP) para a presidência da Câmara, João Campos faz parte de uma ala partidária que defende a composição com o candidato de Bolsonaro. O bloco que trabalha para aderir ao líder do Centrão é puxado pelo pernambucano Felipe Carreras.

Reconhecimento – O experiente jornalista Gilberto Prazeres, que por um bom tempo atuou enquanto secretário executivo de imprensa do governador Paulo Câmara (PSB), foi o responsável pela assessoria de João Campos (PSB) no pleito municipal. Ele ainda tem auxiliado o prefeito eleito do Recife no pós-eleição e pode ser peça chave no novo governo.

Destaque – O município do Jaboatão dos Guararapes foi vencedor em duas categorias do Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais, concedido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Os dois programas premiados é o “Integra” e o “Famílias Fortes”. A cerimônia de entrega dos prêmios será no próximo dia 21, em Brasília.

Luto – O mundo político lamentou a morte do ex-deputado federal Cadoca, neste domingo (13). Ele tinha 80 anos e passou 40 dias internado no Hospital Português lutando contra a Covid-19. O ex-parlamentar se destacou na vida pública por sua atuação na área do turismo, quando esteve à frente das pastas na Prefeitura do Recife e Governo do Estado.

Prazo – O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste domingo (13), que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esclareça, dentro de 48 horas, qual a previsão de início e término do plano de imunização contra o novo coronavírus. Lewandowski também estabeleceu que o governo informe as datas das respectivas fases do plano de vacinação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO