Coluna da quinta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
10 de dezembro de 2020 às 00h00min
Foto: Divulgação

Arregaçando as mangas 

Após obter um resultado positivo nas eleições de novembro, o prefeito eleito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP), caiu em campo em busca de investimentos para o município. Ao lado do vice Helinho Aragão (PSB) e de dois vereadores da base, o gestor tem cumprido uma série de agendas em Brasília, desde a terça-feira (08). Antes da sua peregrinação na capital federal, o futuro gestor já tinha garantido R$ 1 milhão em emenda com o deputado Eduardo da Fonte (PP) para a área da saúde.

Muitos davam como certa a vitória de Dida de Nan (PSDB), que tinha o apoio do atual prefeito Edson Vieira (PSDB), mas ao longo da campanha o acirramento foi tomando conta e Fábio, que nunca havia sido testado nas urnas, despontou como alternativa aos oito anos de gestão tucana, e no final das contas acabou levou a melhor com 16.395 votos, apenas 313 a mais que um dos adversários. Ele herdará o legado político do pai, que foi vereador na cidade e morreu vítima da Covid-19 em agosto.

Com o time já escalado para o início dos trabalhos, Fábio precisa trazer o poder público para próximo da população e colocar em prática o que foi prometido em campanha. Devido ao Polo de Confecções, Santa Cruz é hoje uma das principais potências econômicas do Agreste, mas é necessário que os recursos sejam melhor aplicados para um maior desenvolvimento da cidade e esse será um dos grandes desafios para ser enfrentado no próximo período.

Cerimônia – O novo prédio do Núcleo de Ciências da Vida (NCV) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), destinado ao curso de Medicina, será inaugurado hoje (10), às 10h, em Caruaru. A cerimônia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) contará com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Cotado – Após sofrer derrota nas urnas em Itacuruba, Diogo Cantarelli pode ser um possível nome para assumir algum cargo estratégico no novo governo da prefeita Raquel Lyra (PSDB). O ex-vereador já foi o responsável da pasta de Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade da Prefeitura de Caruaru.

Articulação – Em meio a uma agenda intensa em Brasília, o deputado André Ferreira (PSC) recebeu o prefeito eleito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins (PSDB), que levou os projetos que pretende colocar em prática já no início do mandato e que precisam do apoio do parlamentar. Nesta quarta-feira (09), o deputado também o levou a uma audiência com o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Avanço – O governador Paulo Câmara (PSB) anuncia, hoje (10), a expansão da rede de escolas em Tempo Integral. Para o ano letivo de 2021, a rede estadual contará com 31 novas escolas, sendo 30 Escolas de Referência nos ensinos Fundamental e Médio e uma Escola Técnica Estadual (ETE). A expansão contemplará todas as regiões do Estado.

Recordista – Fora do governo Bolsonaro, Marcelo Álvaro Antônio foi o que durou mais tempo entre os ministros. O ex-titular da pasta de Turismo esteve à frente do Ministério por 708 dias. Ele é o 12º a ser demitido.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO