Coluna da sexta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
4 de dezembro de 2020 às 00h00min
Foto: Alexandre Amarante

Um possível nome para o Senado 

Liderança consolidada dentro da Frente Popular, o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) pode ser um dos possíveis nomes para concorrer ao Senado nas eleições de 2022. Com um bom trânsito dentro do Congresso Nacional, o parlamentar que está no 6º mandato coleciona credenciais e boa influência dentro e fora do seu partido, o que facilita o caminho até a disputa pelo cargo.

Uma outra possibilidade seria a do deputado estadual José Queiroz (PDT), pai de Wolney, ocupar a vaga na chapa que vai disputar o Governo do Estado e deve ser encabeçada pelo prefeito da capital pernambucana, Geraldo Julio (PSB). Em 2018, nos bastidores, chegou a ser ventilado que o ex-prefeito de Caruaru concorreria a uma das vagas para a Casa Alta, o que acabou não se concretizando. 

As chances de uma dessas teorias se concretizarem são reais, principalmente pelo fato de Wolney já atuar em Brasília há um bom tempo, o que já é uma boa cartada para que a Capital do Agreste seja contemplada. Outro pronto crucial para isso é a vitória de João Campos (PSB) no Recife, que teve participação direta de Wolney durante toda a campanha e fortaleceu o conjunto político que pai e filho fazem parte, o que beneficia ainda mais os pedetistas nessa jornada até a formatação desse conjunto.

Tirando do papel – O prefeito eleito João Campos (PSB) esteve reunido com o governador Paulo Câmara (PSB) para tratar da triplicação do acesso ao Recife pela BR-232. A prefeitura será responsável pela desapropriação, urbanização e projeto paisagístico do entorno.

A obra – Orçado em R$ 145 milhões, sendo R$ 15 milhões destinados a desapropriação e licenciamentos, o projeto está sendo atualizado e, até abril do próximo ano, estará pronto. Boa parte desses recursos João Campos (PSB) está capitaneando junto à bancada federal.

Eleição – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros (PP), baixou uma resolução antecipando a eleição da Mesa Diretora para hoje (04). Mesmo com a reclamação de alguns membros da oposição, a votação está mantida e o deputado deve ser reeleito sem grandes dificuldades.

Pé na estrada – O deputado estadual Erick Lessa (PP) cumpriu uma extensa agenda ontem (03), em Taquaritinga do Norte, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Entre as pautas debatidas esteve o fortalecimento do Polo de Confecções do Agreste. O parlamentar preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe.

Cobrança – O vereador Daniel Finizola (PT) tem cobrado que o seu projeto que busca acabar com a dupla função dos motoristas de ônibus vá a plenário para votação. Há mais de 30 dias um regime de urgência foi aprovado e registrado em ata, mas o regimento da Casa tem sido descumprido pela presidência.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO