A eleição da vez
Mal acabou o segundo turno e o assunto em pauta da vez é a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Dois deputados já lançaram o nome para disputar a presidência da Casa de Joaquim Nabuco: Eriberto Medeiros (PP) e Álvaro Porto (PTB). O primeiro leva uma certa vantagem por já ser presidente da Alepe e contar com a preferência de membros da base do governo Paulo Câmara (PSB), com quem foi à mesa na última terça-feira (1º).
Apesar da escolha ainda não ter uma data definida, a possibilidade dela acontecer pelos próximos dias já tem movimentado os bastidores da política. Durante o atual mandato de Eriberto, a Casa conquistou consideráveis avanços, a exemplo da implantação da TV Alepe, o curso Novas Regras, e os programas Alepe nos Municípios e Alepe Acolhe; esse último tendo sido premiado pela União Nacional dos Legisladores e Legisladoras Estaduais (Unale).
A chapa encabeçada por Medeiros também conta com a presença de Cleiton Collins (PP) para disputar a 2ª secretaria da Assembleia. A função atualmente é ocupada por Claudiano Martins Filho (PP). Outros espaços bastante concorridos são a 1ª vice-presidência e a 1ª secretaria, que devem permanecer com o PSB. Apesar da expectativa, a situação favorável para Eriberto deve prevalecer.
Concorrência – O deputado estadual Álvaro Porto (PTB) afirmou, ontem (02), que seu projeto de concorrer à presidência da Assembleia Legislativa vem ganhando corpo a partir das declarações de apoio que tem recebido desde a semana passada. O parlamentar adiantou que se eleito, apresentará, no primeiro dia de mandato, uma PEC para proibir a reeleição para a Mesa Diretora.
Fiscalização – A vereadora eleita pelo PT, Liana Cirne, encaminhou um ofício direcionado ao presidente da Câmara Municipal do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB), solicitando a revogação do pregão para a cerimônia de posse dos vereadores. O gasto que inclui lírios, rosas, lisianthus, orquídeas e astromélias está orçado em R$ 132 mil.
É de Pernambuco – A ministra Ana Arraes foi eleita, nesta quarta-feira (02), para a presidência do Tribunal de Contas da União (TCU). O mandato tem prazo de um ano, renovável por mais um. Na mesma sessão, o ministro Bruno Dantas foi eleito vice-presidente e corregedor do tribunal. Advogada, a ministra é avó do prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB).
No batente – Ao lado do ex-ministro Mendonça Filho (DEM), a prefeita eleita de Bezerros Lucielle Laurentino (DEM) cumpriu, ontem (02), agenda em Brasília. A dupla se reuniu com a ministra da Agricultura Tereza Cristina, para discutir projetos voltados para o município do Agreste de Pernambuco.
Recuou – O Ministério da Educação (MEC) decidiu revogar a portaria que pedia que as universidades federais e particulares retornassem com aulas presenciais a partir de 4 de janeiro. A repercussão negativa das instituições e de especialistas que disseram que a medida era inconstitucional, acabaram fazendo o governo voltar atrás em mais uma decisão.