Coluna da quarta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
2 de dezembro de 2020 às 00h00min
Foto: Rodolfo Loepert

João vai buscar imprimir sua própria marca

Durante toda campanha, os adversários de João Campos (PSB) bateram na tecla de que ele seria a continuidade do governo Geraldo Julio (PSB), já que ambos fazem parte do mesmo partido. A intenção era de desgastar sua imagem, já que segundo o Ibope, o atual prefeito tem 62% de desaprovação. A capital pernambucana está no topo dos índices de desigualdade social e esse será um dos maiores desafios do jovem nesse próximo período. Como uma das soluções para esse problema, o futuro gestor promete implantar o Crédito Popular nos primeiros 90 dias, buscando beneficiar trabalhadores que desejam iniciar a investir ou que já possuem o próprio negócio.

Aos 27 anos, João será o prefeito mais jovem a comandar a capital pernambucana, outro fato bastante questionado por seus opositores diante da pouca experiência na vida pública. Ele representa uma nova safra de políticos e terá a oportunidade de provar na prática que tem capacidade de andar com as próprias pernas e não carrega os velhos vícios. Em menos de 36 horas após o resultado das urnas, o socialista já estava no prédio da Prefeitura do Recife iniciando o processo de transição, mostrando disposição para enfrentar os obstáculos que tem pela frente.

Ao contrário do que muitos especulam, João Campos não vai abandonar a prefeitura no meio do caminho para disputar o Governo do Estado, já que não terá idade suficiente para disputar o cargo em 2022. Nas recentes entrevistas, Campos tem feito questão de reafirmar que não quer a participação de petistas na gestão, mas por outro lado vai precisar de muito jogo de cintura para acomodar os aliados que garantiram a vitória da Frente Popular no Recife. O ainda deputado já tem tomado posições firmes que podem se tornar a marca do seu governo.

Reação – Em entrevista à CBN Caruaru, o senador Humberto Costa (PT) reagiu às declarações do futuro prefeito do Recife João Campos (PSB). Segundo o petista, “não faz sentido João negar cargos que o PT não pediu”. Ele ainda criticou a maneira que o socialista se comportou durante o 2º turno. 

Dose dupla – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) anunciou em suas mídias sociais que testou positivo para Covid-19. Outro que também está na mesma situação é o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes. Os dois estão em isolamento, mas passam bem. Ambos participaram ativamente de campanhas por todo estado.

Bom exemplo – O vereador eleito do Recife Marco Aurélio Filho (PRTB) realizou uma doação de materiais recicláveis para a Cooperativa de Catadores Profissionais do Recife (Pro-Recife) no bairro da Imbiribeira, resultado do excedente de material de campanha impresso do então candidato. A iniciativa tem como objetivo promover uma consciência sustentável e reduzir os impactos do descarte de material impresso durante o período eleitoral.

Descumprimento – Mesmo após o prefeito Geraldo Julio (PSB) ter sancionado o projeto que proíbe o fim da dupla função dos motoristas de ônibus, a lei vem sendo infringida na capital pernambucana. Os donos das empresas emitiram um oficio direcionado ao Grande Recife Consórcio de Transporte informando que não irão cumprir o determinado.

Desafio – O líder do PDT na Câmara Federal, Wolney Queiroz, é um potencial nome para disputar a próxima vaga no Senado Federal na eleição de 2022. O deputado se consolidou como liderança da Frente Popular e possui todas as credenciais para encarar uma possível convocação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO