Coluna da terça-feira

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
24 de novembro de 2020 às 00h00min
Foto: Rodolfo Loepert

Ciro investe alto no Recife 

A dobradinha entre PSB e PDT vem sendo replicada em diversos municípios, e a capital pernambucana é um dos pontos chaves para os pedetistas. Uma possível derrota de João Campos, no próximo domingo (29), não será prejudicial apenas ao seu partido, mas também ao projeto político do ex-ministro Ciro Gomes, que se projeta para disputar novamente a Presidência da República e tem apostado todas as suas fichas em uma aliança com os socialistas a nível nacional.

O PSB será o fiel da balança para Ciro, que em 2018 acabou sendo isolado pela sigla, após o acordo que retirou a pré-candidatura de Marília Arraes (PT) ao Governo do Estado. O movimento resultou no apoio dos socialistas de Pernambuco ao projeto encabeçado por Fernando Haddad (PT) e manteve a neutralidade em outros estados. 

Em sua passagem pela capital pernambucana no último domingo (22), Ciro cumpriu agenda ao lado de João e fez questão de exaltar as qualidades do prefeiturável, destacando que a vitória do jovem tem um peso para o cenário nacional. Caso o resultado seja negativo para o socialista, além de enfraquecer o palanque de Gomes, o desfecho desse pleito poderá iniciar a derrocada do PSB em Pernambuco, já que o deputado não terá idade suficiente para compor uma possível chapa para o Governo do Estado, e seu padrinho político, Geraldo Julio (PSB), figura no topo da rejeição.

Guerra de narrativas – O nível da eleição na capital pernambucana tem chamado atenção em todo o país. Por muitas vezes o debate relacionado a cidade tem sido deixado de lado e dado espaço a uma série de ataques que vêm sendo feito em grande escala.

Diálogo – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), visitou ontem (23) o secretário de Justiça e ex-presidente da Alepe, Pedro Eurico, para uma troca de experiências. Eriberto vem realizando encontros com ex-presidentes, para avaliar os avanços da sua gestão na Alepe.

Agressão – A maneira que o ex-senador Armando Monteiro foi tratado é um verdadeiro desrespeito a sua história. O PTB vai jogando suas origens na lata do lixo e se aliando ao que existe de pior na política para atender interesses de Roberto Jefferson, presidente nacional da sigla. 

Inovador – O programa Roda Viva realizou ontem (23), uma edição especial com a participação de Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Cada um deles teve direito a um bloco de 25 minutos e a outro de 20, de forma alternada. A bancada de jornalista foi a mesma para ambos os candidatos que disputam o 2º turno em São Paulo.

Coronavírus – O ex-ministro Osmar Terra foi transferido para a UTI do Hospital da PUC em Porto Alegre. O político do MDB respira com a ajuda de aparelhos. Ele foi internado no último fim de semana com grave inflamação nos pulmões em consequência da Covid-19. O quadro dele é estável, segundo nota emitida pelo hospital.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO