A discreta passagem de Paulo Câmara por Caruaru
Ausente do processo eleitoral de Caruaru, o governador Paulo Câmara (PSB) cumpriu agenda institucional na Capital do Agreste, nesta terça-feira (10). Ele inaugurou o novo laboratório de esgoto na cidade, além das novas áreas de manutenção e armazenamento de insumos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rendeiras. O investimento é de R$ 3 milhões e beneficiará cerca de 350 mil habitantes.
O socialista quase não tem participado do processo eleitoral no município. O seu correligionário Marcelo Gomes (PSB) tem preferido se apoiar nos deputados José Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB), e deixado o governador em segundo plano. Em um comício virtual realizado pela Frente Popular de Caruaru na última sexta-feira (06), uma mensagem de Paulo foi transmitida para os internautas. Nela, o gestor pediu votos para o partido e destacou a atuação do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia.
Hoje haverá o voo inaugural da Azul no Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, onde o governador também esteve nesta terça (10). A retomada dos voos comerciais era muito aguardada, principalmente pelo setor privado, já que Caruaru é um ponto central para o turismo de negócios na região, e esse retorno pode favorecer o projeto encabeçado por Marcelo no município, caso vença a eleição. Tudo indicava que Paulo Câmara viria nessa primeira aeronave, mas ele preferiu voltar para Recife e pegar o voo que vai direto para o Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada.
Diante do cenário, talvez o candidato a prefeito precisasse de um apoio mais incisivo para mostrar que ainda existe no processo eleitoral. Apesar de Câmara ter entregue obras importantes em Caruaru, pouco vão impactar na eleição do aliado. A passagem discreta do governador pela cidade acabou não gerando tanta repercussão, como já aconteceu em outros momentos. Em nenhuma das agendas, Marcelo esteve ao lado do governador, o que só reforça, mais uma vez, que a candidatura nunca foi prioridade para o Palácio do Campo das Princesas.
Presenças – Marcaram presença na passagem do socialista em Caruaru o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) e a ex-deputada estadual Laura Gomes (PSB). Na comitiva do governador estavam a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos Fernadha Batista e a presidente da Compesa Manuela Marinho.
Sertão – Depois de embarcar no voo inaugural do trecho Recife-Serra Talhada, operado pela Azul Linhas Aéreas, o governador Paulo Câmara (PSB) entregará os Sistemas de Abastecimento de Água das Universidades de Pernambuco e Federal Rural de Pernambuco (UPE e UFRPE) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Já em Custódia, no Sertão do Moxotó, o governador visitará as obras do Sistema Adutor do município e do Sistema de Abastecimento de Água do distrito de Lagoa da Onça.
Protagonismo – Durante o debate da TV Jornal realizado ontem (10), ficou clara a tentativa dos candidatos de direita em protagonizar e apresentar condições de ainda resistirem ao pleito. Com a tendência de um segundo turno entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), a disputa para quem deve sair melhor nesse campo será ainda maior.
Aposta – Enquanto adversários de Raquel Lyra (PSDB) quebram a cabeça para adquirir uma tarifa de chegar ao segundo, alguns aliados da tucana já apostam quanto será a diferença de votos. Os governistas estão cada vez mais convictos de que a eleição será decidida no próximo domingo, 15 de novembro.
Debate – Existe uma grande expectativa para o debate entre os candidatos a prefeito de Caruaru, hoje (11), na TV Jornal Interiror, em Caruaru. Esse será o primeiro e único confronto entre os prefeituráveis que uma emissora de televisão vai realizar no 1º turno na região. O debate está programado para iniciar às 12h.